“Bolsa caiu muito além do que deveria”, afirma especialista; é hora de investir?

Para especialista, esse pode ser um bom momento de investir em bolsa

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – O ano não tem sido fácil para o investimento em ações no Brasil. Até o fechamento de 24 de setembro, o Ibovespa, principal índice de ações da bolsa brasileira, recua 9,43%, principalmente por causa da crise política e econômica que o país passa nesse ano. No entanto, seria esse o momento de entrar na bolsa? O InfoMoney conversou com especialistas para descobrir se esse é o momento de aplicar em bolsa.

Você tem dúvidas sobre como organizar suas finanças? Quer investir melhor? Cadastre-se gratuitamente no Ganhe Mais

Felipe Borba, assessor de investimentos da RP Capital investimentos, afirma que a “bolsa caiu muito além do que deveria e está apresentando níveis muito próximos aos vistos na crise de 2008, se considerarmos o custo do dinheiro nesse período”.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“A junção de tais fatores geram grandes oportunidades para compra com bom potencial de retorno no médio prazo e justamente por isso acho que é hora de repensar os investimentos e direcionar uma parte do capital para a renda variável”, prossegue o especialista.

Assim, a sugestão do especialista é que o investidor não coloque a totalidade de seu capital em renda variável, mas comece com 15% a 20%, uma vez que é um mercado volátil e no qual perdas são possíveis.

Alexandre Sandoval, da Allux Investimentos, também afirma que a bolsa é “uma ótima oportunidade”, mas pondera que apenas para o longo prazo, pois assim é possível lucrar com a valorização dos papéis e também ganhar com dividendos e juros sobre o capital próprio.

Continua depois da publicidade

O especialista destaca que, nos últimos tempos, a renda fixa tem se destacado com bons prêmios e riscos menores. “O que temos que analisar antes de investir na Bolsa é o “custo de oportunidade” atual, pois você cria uma expectativa em bolsa (as vezes para ganhar 20%) sendo que ha renda fixa com risco baixo e garantia do FGC (Fundo Garantidor de Credito) pagando 18% ao ano” relata.

Leia também

Descubra qual é a aplicação financeira de risco baixo mais rentável

Milhões de brasileiros investem errado em previdência; é o seu caso?

Imóvel é sempre bom negócio? Teste mostra que alugar é melhor

Seu carro facilmente lhe custa R$ 2.500 por mês. Duvida?

Qual é o melhor CDB: pré, pós ou indexado à inflação? Planilha mostra

Planeja investir no Tesouro Direto? Ebook gratuito mostra o caminho

Quer saber se você está investindo bem? Faça uma simulação

Quanto custa realizar cada um de seus sonhos? Descubra