O Instituto FSB Pesquisa realiza suas pesquisas de intenção de voto por telefone, a partir da aplicação dos questionários por entrevistadores a eleitores com idade a partir de 16 anos e com acesso a telefonia fixa ou móvel.

Instituto:FSB Pesquisa
Metodologia:Pesquisa telefônica conduzida por operadores
Principal(is) contratante(s):BTG Pactual
Quantidade de entrevistas:Em média, 2.000 entrevistas

A técnica de seleção dos entrevistados utilizada pelo instituto é a aleatória estratificada por DDD. Em um primeiro passo, é feito um sorteio para a definição dos municípios que farão parte do campo da pesquisa, respeitando as proporções por tamanho das cidades e representatividade de cada região do país.

Definição da amostra

A amostra é controlada a partir de cinco cotas cruzadas: região, tipo de telefonia (fixo e móvel), sexo, idade e escolaridade. Essas variáveis definem a distribuição das entrevistas em campo por pesquisador em cada município previamente selecionado.

Na última pesquisa nacional registrada (BR-00603/2022), o FSB Pesquisa definiu a seguinte distribuição amostral esperada: homens (48,2%), mulheres (51,8%); com idade de 16 a 24 anos (17,6%), 25 a 44 anos (40,4%), 45 a 59 anos (23,0%), 60 anos ou mais (19,0%); da região Centro-Oeste (7,6%), Nordeste (26,4%), Norte (8,2%), Sudeste (43,2%), Sul (14,5%); com nível de escolaridade até o Ensino Fundamental completo (38,8%), Ensino Médio Incompleto e Completo (39,5%), Ensino Superior Incompleto ou mais e Ensino Superior (21,7%); telefonia fixa (20,0%) e telefonia móvel (80,0%).

São usados como referência para a maioria dos itens os dados da Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios (Pnad) do quarto trimestre de 2021, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

– Acompanhe as últimas pesquisas eleitorais divulgadas

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No caso dos dados de referência sobre telefonia, apesar de os parâmetros da Anatel indicarem uma proporção de 70% de números móveis e 30% fixos, o FSB Pesquisa estima uma sobreposição entre os grupos e trabalha com uma relação de 80%/20%, respectivamente.

Para as entrevistas, é utilizado um modelo conhecido como Random Digit Dialing (RDD) para a realização das ligações, a partir de um cadastro de quase 800 milhões números disponibilizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), sem qualquer identificação prévia dos usuários ‒ o que garante o cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.

O RDD consiste em tecnologia de sorteio dos números de telefones fixos e móveis, mantendo os DDDs selecionados para a amostra de modo a não distorcer as proporções geográficas, e respeitando o princípio estatístico da aleatoriedade.

“Toda e qualquer pessoa que tenha um número telefônico fixo e/ou móvel tem a mesma chance de participar da nossa pesquisa, dentro do seu perfil sociodemográfico”, explica Marcelo Tokarski, sócio-diretor do instituto.

O instituto entende que o eventual uso de outras listas mais completas em termos de informações de usuários como alternativa aos cadastros da Anatel, embora possa facilitar o trabalho de campo, traz riscos de exclusão de grupos de eleitores da amostra ‒ o que impactaria na representatividade da população que se deseja estudar.

O controle de qualidade e verificação das entrevistas é realizado durante o campo, por equipe de auditoria responsável pela fiscalização de cerca de 20% dos questionários aplicados.

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O FSB Pesquisa costuma trabalhar com a aplicação de fatores de ponderação, quando for o caso, para correção de possíveis distorções entre o perfil da amostra e a população. Não há limites para os valores, mas o instituto alega que as cotas definidas para o campo ajudam a fazer com que as correções sejam pequenas.

Além das variáveis de controle utilizadas como cotas, também são considerados dados referentes à renda familiar mensal e situação econômica como referências para eventuais ponderações posteriores ao trabalho de campo.

Margem de erro

O FSB Pesquisa normalmente trabalha com nível de confiança estimado de 95% e margem de erro máxima de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando uma pesquisa com 2.000 entrevistas. Os números podem mudar dependendo do tamanho da amostra.

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