Em expansão, Shopee inaugura o 10º centro de distribuição no Brasil

Empresa quer melhorar atendimento na região Centro Oeste e agilizar entregas

Giovanna Sutto

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A Shopee anunciou nesta sexta-feira (23) uma expansão da sua malha logística no Brasil com a inauguração do seu 10º centro de distribuição (CD). Localizado na região metropolitana de Goiânia (GO), no Centro-Oeste do país, o novo espaço tem como objetivo reforçar a presença nacional da varejista.

A nova unidade opera no modelo cross-docking, em que as mercadorias coletadas por meio de parceiros logísticos são reorganizadas e encaminhadas aos hubs de última milha, da onde saem os produtos que chegam até a porta do consumidor final.

A empresa afirma que o novo centro representa um “passo estratégico da Shopee para fortalecer sua infraestrutura logística”. “Vamos nos aproximando dos pontos de coleta do Distrito Federal e Goiás, além de permitir uma conexão de malha mais eficiente e com maior velocidade de entrega para os consumidores de toda a região”, explica Rafael Flores, head de expansão e malha logística na Shopee.

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Para ter uma ideia de comparação com outras concorrentes estrangeiras, a Shein possui cinco CDs, enquanto a Amazon tem dez e o Mercado Livre tem dez. Já o varejo nacional é mais penetrado: Casas Bahia possui 29 centros de distribuição, Magazine Luiza possui 22 e Americanas tem 15.

Foco na experiência

No comunicado de anúncio do CD, a Shopee afirma que intensificou seus esforços para “melhorar cada vez mais a experiência dos consumidores e dos vendedores brasileiros”, principalmente por meio da otimização de sua operação logística desde a coleta dos produtos até a entrega.

Atualmente, o marketplace conta com outros 9 centros de distribuição localizados em estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Bahia e Pernambuco, além de mais de 100 hubs logísticos de primeira e de última milha, todos exclusivos para produtos de lojistas brasileiros. Apesar do investimento, a empresa não revela o prazo de entrega de seus produtos – que varia a depender da região e do vendedor.

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A Shopee conta também com mais de 20 mil motoristas de parceiros logísticos e 1.800 pontos de coleta e entrega do marketplace, no chamado modelo PUDO (pick up / drop off), que permite que vendedores depositem seus produtos, e a Shopee se encarrega de levar até os consumidores.

Taxação de produtos

A Shopee foi uma das protagonistas de todo o imbróglio envolvendo a tributação de mercadorias de até US$ 50 no país, que começou em meados em abril do ano passado. A ideia inicial era cobrar impostos de varejistas estrangeiras, como Shopee, Shein e AliExpress, por exemplo, que vinham sendo acusadas de ganhar terreno sobre as concorrentes brasileiras ao supostamente fazer vendas como pessoa física e pagar menos tributos. Desde então, a empresa vem se esforçando para reforçar seu posicionamento como uma empresa que conta com parceiros nacionais, além de apostar em sua logística para otimizar as entregas.

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.