Bom trabalho! Mas...

CEO no maior escândalo da Volkswagen era o 20º melhor do mundo

Lista, que começou a ser produzida antes das acusações de fraude, elenca os CEOs de melhor desempenho de 2015

SÃO PAULO – Martin Winterkorn, o controverso ex-CEO da Volkswagen que renunciou no mês passado após escândalo envolvendo fraudes em testes de emissões de gás, aparentemente fazia um ótimo trabalho no geral.

De acordo com um ranking dos 100 CEOs de melhor desempenho anual publicado pela Harvard Business Review, Winterkorn está atrás de apenas 19 pessoas no mundo no que se refere a desempenho financeiro, ambiental, social e de governança.

A metodologia da lista foi atualizada neste ano para incluir fatores além do desempenho mercadológico das companhias; mas a HBR não poderia contar com o tipo de fator externo que levou à renúncia do executivo da Volkswagen – e criou uma situação um tanto irônica.

PUBLICIDADE

Quando Winterkorn não aguentou as pressões de grupos ambientais e renunciou, a lista já estava prestes a ser publicada, e portanto não havia mais tempo hábil de recalcular todos os fatores. Desde então, sua nota em ESG (os fatores ambientais, sustentáveis e de governança) foi rebaixada pela Sustainalytics, uma companhia de pesquisas.

As multas aplicadas à montadora desde as denúncias de fraudes – os carros emitem, na verdade, entre 10 e 40 vezes mais do que era divulgado – podem chegar a US$18 bilhões.

A HBR afirma que “continua a testar na busca pela medida perfeita do valor de um CEO”, e questiona: “estamos certos em incluir essas medidas críticas, mas mais dificilmente quantificáveis? Existem outras maneiras de avaliar por completo as companhias e seus CEOs?”

Para eles, “essas novas medidas só melhorarão ao longo do tempo”.

Leia também:

Baixe um pacote de planilhas financeiras gratuitas

PUBLICIDADE

Descubra qual é a aplicação financeira de risco baixo mais rentável

Milhões de brasileiros investem errado em previdência; é o seu caso?

Imóvel é sempre bom negócio? Teste mostra que alugar é melhor

Seu carro facilmente lhe custa R$ 2.500 por mês. Duvida?

Qual é o melhor CDB: pré, pós ou indexado à inflação? Planilha mostra

Planeja investir no Tesouro Direto? Ebook gratuito mostra o caminho

Quer saber se você está investindo bem? Faça uma simulação

Quanto custa realizar cada um de seus sonhos? Descubra