Blog InfoMoney

After hours

Em blogs / fora-do-mercado / after-hours

Take a break: 3 "super" entrevistas e 5 filmes para aproveitar o feriado perfeito

InfoMoney separou conteúdos exclusivos e diversas sugestões para o investidor aproveitar o feriado

Wall Street Filme - Empreendedorismo - Negócios
(Reprodução)

SÃO PAULO - O feriado desta sexta-feira (30) é perfeito, do tipo que todo investidor gosta. Com as bolsas fechadas tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, as pessoas podem realmente tirar uma folga do mercado, esquecer até os ADRs e aproveitar para curtir outras coisas que nem sempre dá tempo, ver uma série ou filme. Mas para os leitores do InfoMoney há ainda mais motivos para aproveitar este feriado, com conteúdos especiais publicados nos últimos dias.

Por conta disso, separamos diversas sugestões, desde os textos e entrevistas especiais publicados aqui com exclusividade até alguns filmes e uma série você pode ver - ou pelo começar a ver - durante esta folga. Confira:

Os segredos da gestora mais lucrativa do Brasil

O primeiro destes conteúdos publicados no InfoMoney é a entrevista de mais de 4 horas do nosso editor-chefe, Thiago Salomão, com os gestores da Alaska Asset, o fundo mais lucrativo do Brasil. Na conversa eles explicaram por que o Ibovespa pode subir 1.000% nos próximos anos (clique aqui para ver a matéria completa), além de mostrar um pouco da estratégia deles para investir e diversas outras dicas de como olhar para o mercado, tanto nos momentos bons quanto nos ruins.

Mas não para por aí. O pessoal da Alaska também mostrou para os leitores do InfoMoney como está sua carteira neste momento, com o Magazine Luiza como seu "camisa 9" há pelo menos dois anos. Neste portfólio, agora a Petrobras tomou o lugar que poderia ser da JBS. Quer conhecer a carteira da gestora que mais ganhou dinheiro no País nos últimos dois anos? Clique aqui e confira a matéria.

Por fim, na última quarta-feira (28), Thiago Salomão conversou com o analista da XP Investimentos Marco Saravalle (que também entrevistou a Alaska) sobre as lições que eles aprenderam durante a conversa com os gestores. Para Saravalle, por exemplo, duas lições passadas pela Alaska são valiosas tanto para iniciantes do mercado quanto para aqueles que já operam há tempos: i) experiência conta muito e ii) realizações são saudáveis! (confira o vídeo completo da conversa clicando aqui).

Exclusivo: Gustavo Franco

O InfoMoney entrevistou na última terça-feira (27) o economista Gustavo Franco, ex-presidente do Banco Central no governo Fernando Henrique Cardoso. Atualmente, ele tem trabalhado na elaboração do programa de governo da campanha de João Amoêdo, pré-candidato à presidência pelo Novo.

Na conversa, além de falar sobre o cenário político atual, Gustavo Franco também comentou a visão econômica e política no Brasil hoje, afirmando, por exemplo, que existe uma ausência de ideias liberais no mundo político. "Depois do Real, foram introduzidas reformas liberais em um ambiente de muita hostilidade com relação a este tipo de pauta, mesmo dentro do partido (PSDB). E mesmo naquele momento, ainda por muitos anos, o mundo partidário não tinha lugar para ideias liberais, as ideias de livre-mercado associadas a um personagem inexplicavelmente ausente da cena política brasileira, que é o empreendedor. E eles são muitos", disse.

O economista também falou sobre o atual governo, afirmando que não acredita que "o governo Temer seja um exemplo de ideias liberais". "Ao contrário. Acho que eles são um exemplo do aproveitamento oportunista de um anseio por ideias liberais pró-mercado e de responsabilidade fiscal", afirmou. Confira a entrevista completa com o ex-presidente do BC clicando aqui.

Papo com Gestor

Outra entrevista exclusiva desta semana foi com o gestor André Laport, da Vinland Capital, no programa Papo com Gestor. Na conversa ele definiu sua perspectiva para o Ibovespa como "Otimista, mas cautelosa" e ainda destrinchou sua filosofia de alocação de investimentos e estimou a chegada do Ibovespa nos 120 mil pontos. 

Laport explicou que sua cautela vem da maior volatilidade enfrentada pelos mercados mundiais, com destaque para o presidente Donald Trump e as eleições presidenciais no Brasil e no México. Com maior ou menor volatilidade, sua filosofia é sempre a mesma: Laport se diz "extremamente fundamentalista" (confira a entrevista completa clicando aqui).

Série: "O Mecanismo"

Um dos grandes assuntos dos últimos dias foi o lançamento da série da Netflix, "O Mecanismo". Produzida por José Padilha (diretor dos dois Tropa de Elite), o programa traz de forma fictícia os eventos do início da Operação Lava Jato, com Selton Mello como protagonista. No último fim de semana, a ex-presidente Dilma Rousseff criticou a série, dizendo que ela é mentirosa, principalmente por um momento em que coloca uma frase dita por Romero Jucá na boca de Lula (veja toda a confusão clicando aqui).

Com apenas 8 episódios de cerca de 40 minutos cada, a série é rápida de ser vista e o feriado pode ser uma grande oportunidade para aproveitar. Ignorando as polêmicas, a série em si tem muitos problemas e está longe de ser uma produção de grande qualidade, mas merece ser vista, seja para ver um pouco do momento que passamos no Brasil hoje, mas também para ficar por dentro de toda a polêmica gerada. Confira a crítica completa do InfoMoney sobre "O Mecanismo" clicando aqui.

Filmes sobre finanças e mercado

Betting on Zero - Produzido por Ted Braun, o documentário disponível na Netflix trata da polêmica envolvendo a empresa Herbalife e mostra o posicionamento contrário de dois megainvestidores Carl Icahn e Bill Ackman. O documentário retrata casos de imigrantes distribuidores de produtos da marca cuja busca por retornos altos não teve um final feliz.

Becoming Warren Buffett - Lançado no início deste ano, o documentário “Becoming Warren Buffett”, ou "Como ser Warren Buffett", em português, trata um pouco sobre a vida desse investidor que pode ser considerado o papa do value investing. Está disponível no HBO Go.

A Grande Aposta - O filme de 2015, estrelado por nomes como Christian Bale, Steve Carell, Ryan Gosling e Brad Pitt, trata a crise financeira de 2008 sob a ótica de alguns investidores que conseguiram antevê-la e lucraram em cima disso.

O Homem que Mudou o Jogo - O filme estrelado por Brad Pitt, foi lançado em 2011 e discorre sobre a história de um gerente de um time de baseball que junto a seu assistente fazem uso de uma análise estatística dos jogadores para contratá-los.

Importante: As opiniões contidas neste texto são do autor do blog e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney.

 

perfil do autor

Rodrigo Tolotti

Dicas de livros, filmes, cursos e tantas outras formas de entender melhor o mercado financeiro depois que se encerra o pregão da Bovespa.

Quer dicas exclusivas?

Preencha os campos abaixo e receba dicas e conteúdos exclusivos do blog After hours

Contato