Fechar Ads

Bolsonaro dilmou para os lobistas do leite em pó

Ao renovar tarifa de importação do leite em pó, Bolsonaro ignora Paulo Guedes, descumpre promessas de campanha e faz lembrar os piores momentos de Dilma Roussef.
Por  Pedro Menezes
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Em agosto de 2018, Jair Bolsonaro enviou ao TSE um plano de governo onde se lia:

“Facilitar o comércio internacional é uma das maneiras mais efetivas de se promover o crescimento econômico de longo prazo. A evidência empírica é robusta: países mais abertos são também mais ricos. O Brasil é um dos países menos abertos ao comércio internacional, a consequência direta disso é nossa dificuldade em competirmos em segmentos de alta tecnologia. Do ponto de vista teórico, a dinamização do comércio internacional funciona como um choque tecnológico positivo no país, aumentando sua produtividade e incrementando seu crescimento econômico de longo prazo. Propomos, assim, a redução de muitas alíquotas de importação e das barreiras não-tarifárias, em paralelo com a constituição de novos acordos bilaterais internacionais.”

Em fevereiro de 2019, 6 meses depois, o discurso mudou radicalmente:

“Comunico aos produtores de leite que o governo, tendo à frente a ministra da Agricultura Tereza Cristina, manteve o nível de competitividade do produto com outros países. Todos ganharam, em especial, os consumidores do Brasil.”

O candidato defendia que menores tarifas fazem bem à competitividade do produto nacional, o eleito diz literalmente o oposto e tudo bem, é isso aí, no Brasil é assim mesmo, a gente é fácil de enganar.

Bolsonaro ainda vai além e afirma que a tarifa beneficia especialmente o consumidor. Nenhum economista seria capaz de defender isso. Pelo menos uns 250 anos de pensamento econômico concordam que o efeito imediato da cobrança seguirá a lei da oferta e da demanda:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • – Aumento do preço que o consumidor paga pelo leite;
    – Diminuição da quantidade de leite consumida;

Só a teoria econômica bolsonarista pode ver nisso um ganho de bem-estar do consumidor. Quem esperava Posto Ipiranga leu um presidente que soava como Guido Mantega.

O erro de Bolsonaro é um dos raros consensos na elite acadêmica mundial. Apesar de defendida por alguns economistas no Brasil, o protecionismo não é visto como ideia séria.

O IGM, instituto da Universidade de Chicago, fez um levantamento sobre o tema. Numa pesquisa com dezenas de pesos-pesados da economia mundial, de origem nacional e ideológica diversas, estrelada de prêmios Nobel e John Bates Clark, 95% dos entrevistados concordaram com a seguinte afirmação: “um comércio mais livre aumenta a eficiência produtiva e oferece melhores opções aos consumidores, e esses benefícios são muito maiores que eventuais impactos no desemprego do país”. Os outros 5% se disseram incertos. O candidato do PSL tinha o consenso acadêmico a seu favor.

Do teórico para o específico, a posição de Bolsonaro sobre a tarifa de leite em pó vai de mal a pior.

Dumping, como bem deve saber o leitor, é uma prática necessariamente temporária, visando a dominação do mercado num estágio posterior. A tarifa antidumping contra o leite em pó, que Bolsonaro renovou, existe desde 2001. Inventamos o dumping que se sustenta no longo prazo.

Há 18 anos, o governo cobra tarifas adicionais de empresas europeias e neozelandeses, países produtores de leite em escala global. A alíquota da sobretaxa chega a 14,8% no caso do produto europeu. A este valor se soma a tarifa básica de importação, de 28%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ou seja, todo brasileiro que quiser importar leite europeu precisará pagar 42,8% do valor em impostos, além dos custos de frete. Como resultado, Europa e Nova Zelândia praticamente não exportaram leite em pó para o Brasil nos últimos anos. Os produtores nacionais são responsáveis 97,6% do leite em pó consumido no Brasil, segundo informação publicada na revista Exame

O caso ganha ares de escândalo pelo fato de técnicos do próprio Ministério da Economia terem negado a existência de dumping em parecer. O fim da tarifa, com esta justificativa, foi sancionado já por Paulo Guedes. Como é que Bolsonaro vai justificar a mudança de opinião, caso a polêmica chegue à OMC? Guedes vai desmentir a si mesmo em combate ao globalismo?

Foi um erro multidimensional. Em muitos momentos, a atitude do presidente lembrou os tempos de Dilma Rousseff. Bolsonaro dilmou por um dia.

Invista melhor o seu dinheiro: abra uma conta de investimentos na XP.

Bolsonaro dilmou ao desautorizar de modo intempestivo o seu ministro mais importante. Guedes terá a fidelidade cega de Mantega?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Bolsonaro dilmou ao agir em total contradição com o seu plano de governo. Será a primeira vez?

Bolsonaro foi protecionista, ignorou alertas de técnicos do governo e atendeu a um setor amigo sem qualquer critério republicano. Dilmou com talento de quem nasceu pra isso.

O leitor mais simpático ao governo pode estar pensando: “Bolsonaro é de direita, Dilma é de esquerda, ele não pode dilmar”. Pois pode sim. Dilmar é prática nacional desde antes de Dilma nascer. Geisel, militar de direita, foi um dos grandes dilmistas brasileiros.

O medo pela existência de dilmismo de Bolsonaro é antigo. Como deputado, ele votou alinhado ao PT por anos. Sua campanha teve um ato de craque quando o presidente simplesmente admitiu que não entendia de economia. Diversas pesquisas apontam que a população viu humildade no discurso inusitado. Tudo ficaria nas mãos do posto Ipiranga.

Acreditou-se em 2018 que Guedes seria um antídoto contra resquícios de dilmismo. Nesta semana, Bolsonaro mostrou que pode tomar decisões sem perguntar no Posto Ipiranga. Ele é o dono da caneta. Assim os liberais descobriram que, infelizmente, o lobby dos produtores de leite em pó é mais forte que o liberalismo de quem realmente toma as decisões.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pedro Menezes Pedro Menezes é fundador e editor do Instituto Mercado Popular, um grupo de pesquisadores focado em políticas públicas e desigualdade social.

Compartilhe

Mais de Pedro Menezes

Pedro Menezes

Guedes ataca a IFI. O Senado aceitará calado?

Paulo Guedes inventa erros que a Instituição Fiscal Independente não cometeu e pede intervenção numa instituição de controle subordinada ao Senado. A IFI tem como missão produzir informações que podem o contrariar o governo. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, ouviu calado
Real, Brazilian Currency - BRL. Dinheiro, Brasil, Currency, Reais, Money, Brazil. Real coin on a pile of money bills.
Pedro Menezes

A volatilidade do real revela uma economia dominada pela incerteza

Além de ter se desvalorizado ao longo do ano, o Real é uma das moedas mais voláteis entre economias emergentes. O ambiente interno é fonte de diversas incertezas, que colaboram para a volatilidade da moeda brasileira. Portanto, uma dúvida se impõe: a política brasileira vai contribuir para diminuir as incertezas que agitaram o mercado de câmbio em 2020?
Pedro Menezes

Relator do PL 2630 tentou censura generalizada, mas falhou

Substitutivo elaborado pelo senador Angelo Coronel tentou exigir comprovante de residência para cadastro em rede sociais, exclusão de conteúdo após a mera abertura de processo judicial, dentre outros absurdos. A confusão envolvendo o relatório acabou adiando a votação do PL, que era prevista para hoje