Fechar Ads

Bolsonaro vencerá no 1º turno?

Possível, mas nada provável: ele só obteria vitória em 1º turno se conseguisse que 70% dos eleitores de Amoêdo, Alckmin, Álvaro Dias e Meirelles escolhessem o candidato do PSL no próximo dia 7. Não existe nenhum sinal em pesquisa alguma que isso vá acontecer
Por  Ivo Chermont
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Esta é minha primeira coluna neste espaço. Quero agradecer à InfoMoney pela oportunidade. Tenho certeza que será muito proveitoso para mim, por trocar ideias com público tão distinto, e para vocês, caso eu consiga gerar material útil e interessante.

Um tema tem dividido as rodas de debate no mercado financeiro: Bolsonaro tem chance de vencer o pleito já no 1º turno?

A resposta mais objetiva que podemos dar é: não. Ok, mas por que não?

Usando como hipótese que a distribuição de abstenção é homogênea entre candidatos, resta descobrir qual será o percentual de brancos e nulos para calcularmos os votos válidos.

Desde 1994 a média de votos branco e nulos é de 12%. Mais recentemente, nas últimas 3 eleições, essa taxa caiu sensivelmente, fazendo uma média de 8%. Mas, usemos os 12%, para tentar ver quão alta é a “barra” para Bolsonaro vencer no 1º turno. Se apenas 88% dos votos estão em jogo, isso significa que o candidato do PSL precisa fazer 44% dos votos totais para ter 50% + 1 no dia 7 de outubro.

Como exercício, vamos usar a pesquisa mais favorável a Bolsonaro até agora, a BTG/FSB, em que ele tem 33% dos votos totais. Isso significaria uma distância de 11 p.p.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É natural que a estimativa da probabilidade passe pela transferência dos votos de Alckmin, Meirelles, Amoêdo e Álvaro Dias, por supostamente serem candidatos mais próximos do ponto de vista ideológico. A soma desses quatro candidatos é de 16%. Ou seja, precisaríamos que 75% dos votos desses quatro candidatos migrassem seus votos nas próximas duas semanas. Será possível? Seria provável?

Leia mais: – É improvável que Bolsonaro ganhe no primeiro turno por 2 motivos, aponta Eurasia
– Bolsonaro eleito no primeiro turno? Datafolha e Ibope mostram que é pouco provável

A XP Investimentos fez duas perguntas inovadoras em sua última pesquisa, na última 6ª feira, que pode nos ajudar a responder a isso. Ela questionou os eleitores dos diversos candidatos: quantos apoiariam Bolsonaro ou Haddad em um eventual 2º turno? Ou seja, seria uma boa proxy para entendermos a simpatia dos eleitores a cada uma das candidaturas. E os números não são animadores para o ex-capitão, candidato do PSL. Cerca de 55% dos eleitores do Amoêdo, 52% de Alckmin e apenas 27% de Álvaro Dias votariam em Bolsonaro no 2º turno. Em seguida, a XP perguntou qual percentual de eleitores de cada candidato estaria disposto a fazer voto útil. A média entre esses candidatos de centro direita é de cerca de 42%.

Ou seja, mesmo que metade dos eleitores desses candidatos migrassem pro voto útil a favor do Bolsonaro (o que é uma hipótese otimista), este teria cerca de 8 p.p. a mais, o que somaria em torno de 41%, ainda distante dos 44%.

O argumento de maneira objetiva é: mesmo usando hipóteses otimistas a favor de Bolsonaro, na quantidade de votos brancos e nulos (12% ao invés do provável 8-10%), na pesquisa de intenção de votos utilizada (BTG/FSB onde ele tem 33% ao invés do Ibope ou Datafolha onde ele tem 28%) e nos votos úteis dos candidatos de centro-direita (50% ao invés de 42% que admitem migrar), ainda assim, faltaria um pouco para que Bolsonaro alcançasse a tão almejada faixa presidencial na primeira fase do pleito.

No gráfico abaixo fica mais clara a contabilidade. Bolsonaro teria hoje cerca de 37,5% dos votos válidos e se conseguir com que 50% dos eleitores da centro-direita migrem ainda no 1º turno, iria para 46,5%. Ele só obteria vitória em 1º turno se conseguisse que 70% dos eleitores de Amoêdo, Alckmin, Álvaro Dias e Meirelles escolhessem o candidato do PSL no próximo dia 7. Não existe nenhum sinal em pesquisa alguma que isso vá acontecer.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Possível? Sim, Provável? Não.

Quer investir em ações pagando só R$ 0,80 de corretagem? Abra uma conta na Clear

 

Ivo Chermont Sócio e Economista-chefe da Quantitas Asset

Compartilhe

Mais de Ivo Chermont

Ivo Chermont

Está na hora da política fiscal? Desafios em um mundo nacionalista

Em tempos de guerra comercial e taxas de juros zero ou negativas, parece ter pouco espaço de manobra para políticas monetárias estimulativas, restando às políticas fiscal e creditícia a tarefa de ressuscitar economias que parecem ter dificuldade de crescer mesmo com todo estímulo injetado na última década. EUA e China adotaram políticas de expansão nos últimos anos, enquanto que a Alemanha acumulou superávit. O continente precisará repensar seu modelo de crescimento baseado em exportações em um mundo cada vez mais nacionalista. 
Ivo Chermont

Guerra travada por EUA e China não é só comercial: ela é tecnológica

A guerra Trump-Xi subiu de tom. Há um tempo já se percebeu que não se trata de reduzir o déficit comercial dos americanos contra os chineses, mas de limitar a capacidade de um competidor global na tecnologia de ponta. Nessa reedição da guerra nas estrelas, os EUA parecem ter mais alavancagem, mas não vai ser simples exercê-la. Os chineses têm tempo, paciência e espaço de manobra econômica para aguentar por muito mais tempo. 
Ivo Chermont

O rio corre pro mar – os juros podem ir abaixo de 5% no Brasil?

Em julho, o Banco Central deve começar um novo ciclo de corte para o menor patamar de juros da nossa história. Mais importante do que isso, existe um ambiente positivo para que ele permaneça nesse patamar mais baixo por um longo tempo. Como diria nosso ministro da economia, "isso aqui tem um enorme risco de dar certo"