Casal planeja se aposentar aos 33 e mudar para o campo; saiba como

Cansados do ambiente corporativo tradicional, casal busca maneiras de alcançar, o mais rápido possível, a aposentadoria e a felicidade espiritual

Mariana Zonta d'Ávila

Publicidade

SÃO PAULO – O que você faria se já tivesse alcançado tudo o que imaginou e mesmo assim, ainda não estivesse feliz? A opção de um casal estadunidense foi mudar completamente de estilo de vida, sobrevivendo com despesas mensais mínimas e mudando, em um período de três anos, da cidade grande para o ambiente rural.

Você investe bem seu dinheiro? Faça o teste agora

No blog Frugalwoods, o casal (que não revela o nome verdadeiro) conta que o desafio começou em 29 de março de 2014, quando ambos chegaram a um consenso de que as coisas tinham que ser diferentes. Nesse dia, estabeleceram uma meta: alcançar a independência financeira no segundo semestre de 2017. Se tudo ocorrer como planejado, ambos irão se aposentar aos 33 anos de idade e poderão aproveitar a vida rural que tanto aspiram.

Com objetivo de compartilharem seus projetos, histórias diárias e realizações, eles criaram em abril de 2014 um blog onde escrevem sob o pseudônimo de Sr. e Sra. Frugalwoods (nome utilizado para que seus planos de aposentadoria antecipada não interfiram em suas carreiras atuais).

Continua depois da publicidade

Os dois são graduados – ele é engenheiro de software e ela gerente de comunicação – e alcançaram bons cargos nas respectivas profissões, mas a ideia de trabalhar com horários fixos e em um ambiente corporativo deixou de ser um sonho para se tornar uma atividade contínua e monótona. “Nós não queremos trabalhar por mais 30 anos para que finalmente possamos nos mudar para o campo e encontrar sossego; queremos correr o risco agora, para que seja possível construirmos, desde já, uma vida que tenha sentido e nos traga alegrias”, escreve a Sra. Frugalwoods.

O casal, que está juntando e investindo desde 2006, conseguiu reservar em 2014 uma média de 71% da renda, dinheiro que vem dos trabalhos tradicionais que mantêm e de trabalhos freelance como a escrita de textos online, no caso dela, e projetos de marcenaria no caso do marido.

Em suas postagens, eles afirmam que esse estilo de vida só é possível, porque sempre viveram com menos do que precisavam. Além disso, compartilham das filosofias do arcadismo “Fugere Urbem” e “Aurea Mediocritas”, em que priorizam uma vida simples no campo, mas feliz; “Nós não queremos ser ricos, pelo contrário, queremos viver uma vida simples, mais criativa e próxima da natureza”, escrevem.

Continua depois da publicidade

O blog serve também como uma forma de reunir pessoas com os mesmos interesses e aconselha os leitores a mudarem o modo como enxergam o mundo e seus hábitos de consumo.

Quando falam sobre sonhos postergados, os autores apontam: “Se você quer mudar algo na sua vida, você precisa começar agora. Não adianta esperar a próxima semana ou o ano que vem; Se você realmente quer algo, você deve fazer o máximo para que isso se torne realidade”.

Leia também:

Publicidade

Baixe um pacote de planilhas financeiras gratuitas

Quer saber se você está investindo bem? Faça uma simulação

Descubra qual é a aplicação financeira de risco baixo mais rentável

Continua depois da publicidade

Milhões de brasileiros investem errado em previdência; é o seu caso?

Imóvel é sempre bom negócio? Teste mostra que alugar é melhor

Seu carro facilmente lhe custa R$ 2.500 por mês. Duvida?

Publicidade

Qual é o melhor CDB: pré, pós ou indexado à inflação? Planilha mostra

Planeja investir no Tesouro Direto? Ebook gratuito mostra o caminho

Quanto custa realizar cada um de seus sonhos? Descubra