BB Investimentos mantém Hypermarcas como ‘top pick’ e aumenta preço-alvo

Corretora alterou preço-alvo da ação que apresentou resultados mistos no terceiro trimestre

Lys Silva

Publicidade

SÃO PAULO – Frente aos resultados apresentados pela Hypermarcas (HYPE3) no terceiro trimestre de 2015, a equipe de analistas da BB Investimentos optou por manter a recomendação das ações da empresa como outperform (performance acima da média do mercado) e aumentar o preço-alvo de R$ 24,30 para R$ 31,00 por ação, o que representa um upside de 44,19% com base no fechamento de 4 de novembro.

Você está investindo bem seu dinheiro? Faça o teste aqui

“Ao nosso ver os resultados apresentados no período pela Hypermarcas foi misto. As vendas tiveram um crescimento sólido de dois dígitos (16,2% frente ao mesmo período do ano passado), mas o desempenho da divisão farma foi um pouco decepcionante. Por outro lado, boas notícias vieram a partir da transação com a Coty, que adquiriu os produtos do segmento beleza da Hypermarcas. Com isso, as ações da empresa se mantém entre nossas top picks para 2015”, indicam os analistas.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A venda da parte de cosméticos para a Coty foi feita por R$ 3,8 bilhões e esse valor será usado especialmente para reduzir o nível de endividamento da empresa. Cerca de 45% do total das receitas vão ser recebidas no quarto trimestre deste ano e os outros 55% até o segundo de 2016.

Segundo os analistas, um dos fatores que contribuiu para os resutados mistos apresentados foi a taxa de câmbio desfavorável e maiores despesas financeiras que acabaram prejudicando a rentabilidade. A margem líquida no terceiro trimestre sofreu uma redução de 4,3 p.p. quando comparado ao terceiro trimestre do ano passado, refletindo as maiores despesas financeiras e o resultado financeiro líquido foi negativo em R$ 156 milhões, um aumento de 57,5% comparado a 2014, impactado por uma maior taxa de juros e um maior nível de endividamento. A dívida bruta aumentou 15,1% no período, chegando a R$ 5,5 bilhões.

O outro lado da balança apontou para um aumento na receita liquida dadivisão farma, em 7% no trimestre, menos que a média do mercado que foi de 8,9%, com base na mesma comparação da IMS Saúde, o resultado foi impactado por mudanças na política comercial da empresa com seus fornecedores, a fim de aumentar a geração de caixa. Como resultado, a receita liquida acumulada sofreu aumento de 11,1% frente ao mesmo período do ano passado, sendo que 66% foram devido ao aumento de preços e 33%, devido ao aumento de volume.

Continua depois da publicidade

Com o crescimento das vendas no setor de consumo, um resultado que reflete a demanda por “escolhas inteligentes” por parte dos consumidores (produtos mais baratos e de qualidade igual ou superior ao de grandes marcas) por conta do cenário macroeconômico do país fez com que a Hypermarcas atingisse 10% de market share, um crescimento de 1,8% frente ao mesmo período de 2014.

Dessa forma, nos nove primeiros meses do ano, a geração de fluxo de caixa livre foi positiva em R$ 45 milhões, impactado pelo capital de trabalho deteriorado, especialmente os estoques, um maior Capex e empréstimos mais baixos.

Já as projeções para 2016, na visão dos analistas, sofrerão impactos graças a venda do segmento de beleza para a Coty. As estimativas são de que a empresa reduza o ritmo de crescimento da linha superior, aumente a rentabilidade, devido as margens brutas mais elevadas dos produtos da linha farma, apresente um menor nível de endividamento e de despesas financeiras, de ágio e créditos tributários e passe a ter uma posição de caixa mais forte.

Continua depois da publicidade

“Em nosso ponto de vista, a transação é positiva já que segue a estratégia da Hypermarcas de otimização em seu portfólio de marca. A partir de agora, a empresa pode se concentrar mais em suas marcas farmacêuticas, um segmento que é menos competitivo, mais resistente e rentável do que o segmento de beleza que não possui barreiras de entrada como o segmento farmacêutico tem”, concluemos analistas.

Leia também:

Você investe pelo banco? Curso gratuito mostra como até dobrar o retorno de suas aplicações

Publicidade

Baixe um pacote de planilhas financeiras gratuitas

Descubra qual é a aplicação financeira de risco baixo mais rentável

Milhões de brasileiros investem errado em previdência; é o seu caso?

Continua depois da publicidade

Imóvel é sempre bom negócio? Teste mostra que alugar é melhor

Seu carro facilmente lhe custa R$ 2.500 por mês. Duvida?

Qual é o melhor CDB: pré, pós ou indexado à inflação? Planilha mostra

Publicidade

Planeja investir no Tesouro Direto? Ebook gratuito mostra o caminho

Quer saber se você está investindo bem? Faça uma simulação

Quanto custa realizar cada um de seus sonhos? Descubra