PL que altera lei das falências, prioridade de Haddad, trancará pauta da Câmara

Texto faz parte da reforma microeconômica defendida pelo ministro da Fazenda para melhorar o ambiente de crédito no Brasil

Estadão Conteúdo

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), entra em carro em Brasília em 28/12/2023 (Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)

Publicidade

O projeto de lei (PL) que altera a Lei das Falências vai passar a trancar a pauta do plenário da Câmara dos Deputados a partir de terça-feira (19). O texto enviado pelo governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) faz parte da reforma microeconômica defendida pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), para melhorar o ambiente de crédito no Brasil.

Ele tramita em regime de urgência, por isso impedirá que outras matérias sejam votadas pelos deputados antes da sua apreciação. A deputada Dani Cunha (União-RJ) foi designada na terça-feira (12) a relatora do PL, cujo objetivo é agilizar o processo de falência e dar mais poder aos credores.

As duas principais mudanças são a permissão para que os credores escolham um gestor para administrar a massa falida, em alternativa à designação de um administrador judicial, e a criação de um plano de falência. Quando aprovado e homologado, o plano poderá propor várias formas de venda e dispensará aprovação judicial para venda de ativos e pagamento de passivos.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Além do PL das falências, outros 5 projetos da lista da equipe econômica tramitam na Câmara: os que tratam de resolução bancária; ressarcimento a investidores; infraestrutura do mercado financeiro; cooperativas de seguro; e regime legal de juros. No Senado estão 2 propostas: que regem sobre a lei geral dos seguros; e a execução extrajudicial.

O Secretário de Reformas Econômicas, Marcos Pinto, disse que o governo deve conseguir aprovar os 8 projetos neste ano. O líder do MDB, deputado Isnaldo Bulhões (AL), defendeu durante a reunião de terça com líderes partidários e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que a Casa dê prioridade à reforma microeconômica de Haddad.

Leia também:
Após reunião, Congresso dá sinal verde a agenda microeconômica de Haddad
Governo aposta em 8 projetos para estimular mercado de capitais; veja lista

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.