Lula e presidentes do STF, do Senado e da Câmara publicam nota em defesa da democracia

Representantes dos três Poderes rejeitam "atos terroristas" e dizem que estão unidos para que providências sejam tomadas

Anderson Figo

Bolsonaristas invadem Congresso, STF e Palácio do Planalto (Foto: Agência Brasil)

Representantes dos três Poderes da República assinaram nesta segunda-feira (9) uma nota em defesa pela democracia, após a invasão de Brasília ontem (8) por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Os golpistas destruíram os prédios do Supremo Tribunal Federal (STF), do Congresso Nacional (Senado e Câmara) e o palácio do Planalto.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A nota foi assinada pelo presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pela presidente do STF, Rosa Weber, pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (Progressistas), e pelo presidente do Senado Federal em exercício, Veneziano Vital do Rêgo (MDB) — o presidente da Casa, o senador Rodrigo Pacheco (PSD), que também é presidente do Congresso, está vindo do exterior para Brasília.

Leia também:

“Os Poderes da República, defensores da democracia e da Carta Constitucional de 1988, rejeitam os atos terroristas, de vandalismo, criminosos e golpistas que aconteceram na tarde de ontem em Brasília”, diz a nota.

“Estamos unidos para que as providências institucionais sejam tomadas, nos termos das leis brasileiras. Conclamamos a sociedade a manter a serenidade, em defesa da paz e da democracia em nossa pátria”, continua.

“O país precisa de normalidade, respeito e trabalho para o progresso e justiça social da nação”, completa a nota conjunta dos três Poderes.

Apesar da destruição no Planalto, o gabinete de Lula foi preservado e é de lá que o presidente da República está trabalhando hoje, onde inclusive teve reuniões com Rosa Weber e ministros.

Anderson Figo

Editor de Minhas Finanças do InfoMoney, cobre temas como consumo, tecnologia, negócios e investimentos.