AO VIVO Analista Charlles Nader mostra como fazer um planejamento para ter consistência na Bolsa

Analista Charlles Nader mostra como fazer um planejamento para ter consistência na Bolsa

Renda fixa

Tesouro Direto: taxas de títulos públicos sobem nesta sexta-feira

Investidores monitoraram dados econômicos, noticiário de vacinas e "Onda Azul" nos EUA

Brazilian money on a wallet. Brazilian economy concept.
(Brenda Beth/Getty Images)

SÃO PAULO – As taxas pagas pelos títulos públicos negociados via Tesouro Direto apresentavam alta na tarde desta sexta-feira (8), com os investidores repercutindo o noticiário de vacinas contra a Covid-19 e a “Onda Azul” nos Estados Unidos.

O título prefixado com vencimento em 2026 pagava uma taxa anual de 6,86%, ante 6,80% na tarde de quinta-feira (7). O juro pago pelo Tesouro Prefixado com juros semestrais 2031, por sua vez, subia de 7,43% para 7,45% ao ano.

Leia também:
Renda fixa em 2021: como investir em ano com alta de juros, inflação e temor fiscal?

Entre os papéis indexados à inflação, o com prazo em 2045 pagava um prêmio anual de 3,55% nesta tarde, contra 3,53% anteriormente.

Já a taxa oferecida pelo mesmo papel com vencimento em 2026 avançava de 2,53% para 2,55% ao ano.

Confira os preços e as taxas dos títulos públicos nesta sexta-feira (8):

Fonte: Tesouro Direto

Cena externa

No cenário internacional, os investidores estiveram otimistas com apostas de que o Partido Democrata, que ganhou a presidência, o Senado e a Câmara nos Estados Unidos, irá promover mais estímulos fiscais no país.

Os mercados repercutiram também o relatório de emprego do país, que registrou a perda de 140 mil postos de trabalho no mês passado. O resultado veio pior que a mediana das projeções dos economistas compilada pela Bloomberg, que apontava para a criação de 50 mil empregos no período.

Por lá, o atual presidente Donald Trump admitiu pela primeira vez ontem que a administração de Biden assumirá no dia 20 de janeiro, apesar de continuar afirmando “discordar totalmente do resultado da eleição”.

PUBLICIDADE

Mesmo com o aceno favorável ao rito democrático, continua a haver pressão pelo impeachment de Trump por conta da invasão do Capitólio, já que o presidente vinha instando seus apoiadores a marcharem no Congresso. Quatro pessoas morreram durante o incidente.

Ainda no radar, um novo estudo laboratorial indica que a vacina desenvolvida pela parceria entre as farmacêuticas Pfizer e BioNTech é eficaz também contra as novas mutações altamente transmissíveis do coronavírus detectadas no Reino Unido e na África do Sul.

Vacina no Brasil e produção industrial

No Brasil, o noticiário sobre vacinas também animou os investidores, com o Instituto Butantan divulgando uma eficácia de 78% da CoronaVac.

A apresentação trouxe, no entanto, menos dados do que aqueles apresentados por outras grandes farmacêuticas em relação a suas vacinas.

Mais cedo, o Instituto Butantan protocolou oficialmente à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) o pedido de uso emergencial da CoronaVac, vacina desenvolvida pelo instituto em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac. Agora, a Anvisa tem dez dias para se manifestar.

Nesta tarde, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) também enviou um pedido de uso emergencial da vacina contra Covid-19 produzida pela farmacêutica americana AstraZeneca e pela Universidade de Oxford para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No Brasil, a Fiocruz conduz os estudos da vacina Astrazeneca/Oxford.

Na agenda de indicadores nacionais, a produção industrial brasileira cresceu 1,2% em novembro frente a outubro. O resultado veio levemente abaixo da mediana das projeções compiladas pela Reuters, que apontava para avanço de 1,3%.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), esta foi a sétima alta consecutiva no indicador.

PUBLICIDADE

Mesmo assim, o setor acumula perdas de 5,5% de janeiro a novembro de 2020. No acumulado em 12 meses, a queda foi de 5,2%.

Por fim, no âmbito político, as atenções recaíram sobre a disputa pelas presidências da Câmara e do Senado, e também sobre reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, que destacou uma retomada no radar da equipe econômica da proposta da Carteira Verde Amarela, um modelo de contratação com menos encargos e benefícios.

PROCURA-SE: Profissionais de todas as formações estão migrando para uma das profissões mais bem remuneradas do mercado. Entenda como fazer o mesmo nesta série gratuita do InfoMoney!