EUA perdem 140 mil postos de trabalho em dezembro, decepcionando expectativa de criação de vagas

Expectativa era de criação de 50 mil vagas de empregos no mês passado, segundo consenso da Bloomberg

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – A economia dos Estados Unidos perdeu 140 mil postos de trabalho em dezembro de 2020, segundo relatório de emprego (conhecido como Payroll) divulgado nesta sexta-feira (8). Essa foi a primeira vez que a economia americana perdeu vagas de trabalho desde o mês de abril.

O resultado decepcionou a estimativa do mercado, que era de criação de 50 mil vagas de empregos no mês passado, segundo a mediana das projeções dos economistas do mercado financeiro compilada em levantamento da Bloomberg.

A taxa de desemprego se manteve em 6,7%; a expectativa era de que houvesse uma leve alta para 6,8%.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Já segundo o levantamento da Refinitiv com o mercado, a expectativa era de criação de 71 mil vagas de emprego e que a taxa de desemprego fosse para 6,8%.

“O declínio da folha de pagamento reflete o recente aumento nos casos de coronavírus (COVID-19) e esforços para conter a pandemia. Em dezembro, as perdas de empregos em lazer e hotelaria e na educação privada foram parcialmente compensadas por ganhos em serviços profissionais e empresariais, comércio e construção”, aponta o Bureau Labor of Statistics, que divulga os números.

Os números de outubro e de novembro, contudo, foram revisados para cima. Em outubro, passaram de criação de 610 mil para 654 mil vagas, alta de 44 mil; para novembro, a revisão foi de 245 mil para 336 mil, aumento de 91 mil postos. Com essas revisões, os dados conjuntos foram de 135 mil criação de vagas a mais do que o relatado anteriormente.

Continua depois da publicidade

Na quarta-feira, o Relatório de Emprego Privado da ADP surpreendeu negativamente, ao apontar corte de 123 mil vagas de trabalho do setor privado no mês passado, o primeiro fechamento de vagas desde abril. Economistas consultados pela Reuters projetavam abertura de 88 mil postos de trabalho no setor privado em dezembro. Os dados de novembro foram revisados para mostrar que 304 mil vagas foram criadas, em vez das 307 mil informadas inicialmente.

Quer migrar para uma das profissões mais bem remuneradas do país e ter a chance de trabalhar na rede da XP Inc.? Clique aqui e assista à série gratuita Carreira no Mercado Financeiro!