Petros chama investidores para cobrir rombo; especialistas apontam “más escolhas”

Especialistas acreditam que déficit em fundo é fruto de decisões ruins

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – Na semana passada, surgiu a notícia de que 60 mil participantes da Petros, principal fundo de pensão da Petrobras, serão chamados para contribuir para cobrir um rombo gerado pela fundação. De acordo com fontes ouvidas pelo InfoMoney, esse déficit se daria por problemas de gestão no fundo. Quais seriam os riscos dos investidores ao aplicar em um fundo como a Petros?

Você está investindo bem seu dinheiro? Faça o teste aqui.

O economista Gerson Caner critica a alocação de recursos do Petros. De acordo com o especialista, se o fundo tivesse aplicado em alternativas melhores, teria um retorno melhor. “O gestor faz investimentos de risco, como na Lupatech e o investidor fica refém dessas escolhas ruins e acaba sendo chamado a para pagar esse prejuízo”, comenta.

Rafael Silveira e Silva, consultor legislativo do Senado Federal aponta outro caso de investimento do fundo considerado ruim: a Sete Brasil, empresa que alugaria sondas para exploração do pré-sal para a Petrobras e que conta, atualmente, com uma dívida bilionária.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“A Petros é muito influenciada pela patrocinadora”, comenta. Para o consultor, os investidores devem cobrar mais transparência desses fundos, inclusive na indicação de profissionais para gerir os recursos. De acordo com ele, muitas vezes, essas indicações podem ter um viés político e não técnico.

“A Petros não é muito transparente e quem paga a conta disso é o investidor”, comenta Caner. Para ele, é importante que o investidor considere outras alternativas de investimento além do fundo de pensão, para não ter problemas como o que está acontecendo agora. Ele destaca que, com a taxa de juros atual, o investidor pode fazer um esforço para aplicar em alternativas de renda fixa e começar a poupar para a aposentadoria.

Outro lado
Procurada pelo InfoMoney, a Petros informa, por meio de sua assessoria de imprensa que as decisões de investimento do fundo são tomadas com base em “avaliações técnicas e seguindo as boas práticas de governança, sempre de forma colegiada, por comitês técnicos, e nunca por uma única pessoa”.

Continua depois da publicidade

Em relação à Sete Brasil, a instituição afirma que o projeto apresentava “boas perspectivas”. Sobre a Lupatech, a Petros afirma que a decisão de investimento considerou um significativo crescimento do setor de petróleo e gás nos anos seguintes. Em relação aos gerentes do fundo, a instituição relata que eles são “profissionais buscados no mercado”.

Leia também:

Baixe um pacote de planilhas financeiras gratuitas

Continua depois da publicidade

Quer saber se você está investindo bem? Faça uma simulação

Descubra qual é a aplicação financeira de risco baixo mais rentável

Milhões de brasileiros investem errado em previdência; é o seu caso?

Publicidade

Imóvel é sempre bom negócio? Teste mostra que alugar é melhor

Seu carro facilmente lhe custa R$ 2.500 por mês. Duvida?

Qual é o melhor CDB: pré, pós ou indexado à inflação? Planilha mostra

Continua depois da publicidade

Planeja investir no Tesouro Direto? Ebook gratuito mostra o caminho

Quanto custa realizar cada um de seus sonhos? Descubra