Em dia de eleições nos EUA e ata do Copom, títulos prefixados têm alta nesta tarde

Eleição presidencial americana e nova alta na expectativa para a inflação brasileira estiveram no radar

Lucas Bombana

Publicidade

SÃO PAULO – As taxas dos títulos públicos negociados pelo programa Tesouro Direto operavam em alta na volta do mercado local após o feriado de Finados, em especial os prefixados, com o investidor atento principalmente aos resultados da eleição presidencial americana nesta terça-feira (3).

O título prefixado com vencimento em 2023 pagava uma taxa anual de 5,30% nesta tarde, ante 5,20% ao ano na sexta-feira (30). O juro pago pelo mesmo papel com prazo em 2026, por sua vez, subia de 7,45% para 7,51% ao ano.

Entre os títulos indexados à inflação, o com prazo em 2026 oferecia um prêmio anual de 3,06%, frente à taxa de 3,04% anteriormente. Já o prêmio do Tesouro IPCA+ com juros semestrais 2040 era de 4,14%, ante 4,13% ao ano no último pregão.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Confira os preços e as taxas dos títulos públicos nesta terça-feira (3):

Fonte: Tesouro Direto

IPCA acima de 3% em 2020

Entre os destaques domésticos do dia, o boletim Focus divulgado pelo Banco Central (BC) nesta manhã revelou que a projeção dos economistas para a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo em 2020 subiu pela 12ª semana seguida, desta vez de 2,99% para 3,02%.

Em 10 de agosto, antes da primeira elevação na estimativa, a projeção era de alta de 1,63%.

Continua depois da publicidade

Com o avanço das expectativas para a inflação, a maior parte do mercado financeiro vê a possibilidade de um aumento da Selic no próximo ano.

Na semana passada, o Comitê de Política Monetária (Copom) manteve a taxa básica de juros inalterada em 2% ao ano, conforme amplamente esperado pelo mercado financeiro.

Na ata da reunião, publicada nesta manhã, a autoridade monetária reforçou que segue apenas monitorando o movimento de alta da inflação, sendo que existem fatores de risco para ambas as direções. “Apesar da pressão inflacionária mais forte no curto prazo, o Comitê mantém o diagnóstico de que esse choque é temporário, mas monitora sua evolução com atenção”, diz a nota.

Continua depois da publicidade

Em Brasília, ainda sem consenso, o projeto que dá autonomia ao BC pode ser votado ainda nesta terça. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), convocou sessão deliberativa remota às 16h para debater três projetos, entre eles o que estabelece autonomia formal para os diretores da autoridade monetária, um assunto que é discutido há três décadas, sem avanços.

Os investidores também repercutiram as falas do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) que afirmou que não vê um plano claro do governo quanto à crise econômica e fiscal, e não vê perspectiva de aprovação de cortes de gastos ou reforma fiscal neste ano durante live do jornal Valor Econômico na segunda-feira (2). O ministro da Economia Paulo Guedes seria o único defensor do teto de gastos no governo, disse ele.

EUA vão às urnas

Na cena externa, todas as atenções do mercado global se voltaram nesta terça-feira para as eleições nos EUA.

Publicidade

Visto como mais moderado que o republicano Donald Trump, inclusive na disputa com a China, Joe Biden lidera as pesquisas, mas ainda persistem incertezas sobre estados-chave e o risco de o resultado ser contestado.

Leia também:
Tesouro Direto: títulos públicos fecham outubro com queda de até 2,5%

Durante a campanha, o presidente Trump levantou repetidas vezes preocupações quanto à autenticidade dos votos enviados pelo correio. No domingo, afirmou que os resultados deveriam ser divulgados nesta terça, “e não semanas depois”.

Continua depois da publicidade

Normalmente, os resultados americanos são contabilizados até a madrugada do dia seguinte. Por isso, há temor de que o presidente esteja se preparando para questioná-los, em caso de derrota.

Treinamento gratuito: analista Charlles Nader explica como um trader ganha dinheiro, controla perdas, equilibra o emocional e multiplica capital