77% das mulheres têm dificuldade de entender investimentos

Estudo mostra que a ausência de educação financeira e a preocupação com o futuro fazem com que o público feminino invista de forma mais conservadora

Mariana Zonta d'Ávila

Publicidade

SÃO PAULO – Por mais que as mulheres reconheçam a importância do planejamento financeiro e dos investimentos, a grande dificuldade encontra-se na hora de colocar em prática tais preceitos. Um estudo realizado com mil mulheres de diferentes regiões do Brasil pelo instituto de pesquisa online Opinion Box em parceria com o site Finanças Femininas aponta que 77% das pesquisadas têm dificuldade para entender as diversas formas de investimento. E mais, que a maioria das mulheres não faz as melhores escolhas na hora de investir.

De um modo geral, os dados mostram que a preocupação com o futuro, a dificuldade em seguir o planejamento financeiro e a ausência de informação fazem com que o público feminino tenha atitudes mais conservadoras e invista em ativos com retornos pouco interessantes, como é o caso da caderneta de poupança (73,3% das entrevistadas) e dos títulos de capitalização (19,1%).

O estudo também mostra que somente 1,5% das entrevistadas opta por investir no Tesouro Direto, programa de compra e venda de títulos públicos do governo federal. Por permitir a compra de papeis pré-fixados, é mais vantajoso e confere à investidora o mesmo rendimento da inflação, ao contrário da caderneta de poupança em que o rendimento é abatido do valor.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Em relação ao planejamento financeiro, apenas 25,7% delas disseram seguir à risca, devido às metas e sonhos bem definidos, enquanto 4 em cada 10 disseram que possuem um controle, mas que acham difícil respeita-lo. Outro valor que merece destaque é o restante de 30% das mulheres, que afirma não possuir nenhum tipo de planejamento.

A organização das economias não se dá somente pelo orçamento, mas também pela quantidade de dinheiro reservado mês após mês. De acordo com o levantamento, 63,6% das entrevistadas economizam, contra 36,3% que disseram nunca ter dinheiro de sobra no final do mês.

Se por um lado os dados mostram que o esforço ainda é grande para fazer o dinheiro sobrar no final do mês, por outro, mostra a grande disposição das mulheres para desmitificar o universo financeiro e para aprender meios de obter melhores rendimentos. Quando questionadas a respeito de seus interesses quanto a finanças pessoais, a maioria respondeu “aprender a ganhar mais dinheiro” (36,8%), seguido de “aprender a investir” (36,7%).

Continua depois da publicidade

Leia também:

Baixe um pacote de planilhas financeiras gratuitas

Quer saber se você está investindo bem? Faça uma simulação

Continua depois da publicidade

Descubra qual é a aplicação financeira de risco baixo mais rentável

Milhões de brasileiros investem errado em previdência; é o seu caso?

Imóvel é sempre bom negócio? Teste mostra que alugar é melhor

Publicidade

Seu carro facilmente lhe custa R$ 2.500 por mês. Duvida?

Qual é o melhor CDB: pré, pós ou indexado à inflação? Planilha mostra

Planeja investir no Tesouro Direto? Ebook gratuito mostra o caminho

Continua depois da publicidade

Quanto custa realizar cada um de seus sonhos? Descubra