Destaques da bolsa Ações de Petrobras, Vale e siderúrgicas caem seguindo commodities em meio à cautela com acordo comercial

Ações de Petrobras, Vale e siderúrgicas caem seguindo commodities em meio à cautela com acordo comercial

Prêmio InfoMoney

Magazine Luiza é a melhor empresa da Bolsa, e IRB ganha o prêmio revelação; conheça as demais vencedoras

As companhias foram selecionadas a partir de um ranking exclusivo criado pelo InfoMoney em parceria com o Ibmec e a Economatica

SÃO PAULO – O InfoMoney premiou hoje as melhores empresas da Bolsa brasileira, com base num ranking exclusivo criado em parceria com o Ibmec, uma das principais escolas de negócios do país, e a empresa de informações financeiras Economatica.

O ranking Melhores Empresas da Bolsa é diferente de outras pesquisas semelhantes existentes no mercado, na medida em que adota critérios quantitativos e também qualitativos para premiar as companhias de capital aberto.

A parte quantitativa da análise, feita pela Economatica, avaliou a rentabilidade e o desempenho das ações das empresas. Para a análise das ações, foi considerado o retorno absoluto e também o número de vezes que a ação teve um desempenho melhor que o do Ibovespa. O objetivo foi premiar as empresas cujos papéis tiveram um comportamento mais consistente.

PUBLICIDADE

A avaliação qualitativa, conduzida pelo Ibmec, mediu as companhias de acordo com critérios de governança corporativa. Os pontos considerados foram a composição do conselho de administração, a existência e a transparência de códigos de ética e de conduta e de canais de denúncia e notícias sobre o envolvimento da empresa em condenações e investigações de crimes ambientais, de lavagem de dinheiro e corrupção. 

Para premiar a consistência, o ranking analisou os resultados, o desempenho das ações e as práticas de governança das empresas em três anos, de 2016 a 2018. Saiba mais sobre a metodologia. 

As vencedoras em diferentes setores

O ranking selecionou as melhores empresas da Bolsa em sete setores: bens industriais, consumo, finanças, petróleo e gás, saúde, telecomunicações e utilidade pública.

A companhia que mais se destacou nos critérios analisados foi escolhida como a melhor da Bolsa.

Com o objetivo de não deixar de fora a nova safra da Bolsa, foi criado o prêmio revelação, entregue às empresas que abriram capital há até três anos. Os critérios de avaliação são os mesmos, mas o período de análise é mais curto, apenas o ano de 2018. Conheça as vencedoras:

As melhores empresas da Bolsa

  • A melhor do setor de bens industriais: Tegma
  • A melhor do setor de consumo: Magazine Luiza
  • A melhor do setor financeiro: Porto Seguro
  • A melhor do setor de petróleo e gás: PetroRio
  • A melhor do setor de saúde: Fleury
  • A melhor do setor de telecomunicações: TIM
  • A melhor do setor de utilidade pública: Engie
  • A melhor empresa da Bolsa: Magazine Luiza

Prêmio revelação