Magazine Luiza é a melhor empresa da Bolsa, e IRB ganha o prêmio revelação; conheça as demais vencedoras

As companhias foram selecionadas a partir de um ranking exclusivo criado pelo InfoMoney em parceria com o Ibmec e a Economatica

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – O InfoMoney premiou hoje as melhores empresas da Bolsa brasileira, com base num ranking exclusivo criado em parceria com o Ibmec, uma das principais escolas de negócios do país, e a empresa de informações financeiras Economatica.

O ranking Melhores Empresas da Bolsa é diferente de outras pesquisas semelhantes existentes no mercado, na medida em que adota critérios quantitativos e também qualitativos para premiar as companhias de capital aberto.

A parte quantitativa da análise, feita pela Economatica, avaliou a rentabilidade e o desempenho das ações das empresas. Para a análise das ações, foi considerado o retorno absoluto e também o número de vezes que a ação teve um desempenho melhor que o do Ibovespa. O objetivo foi premiar as empresas cujos papéis tiveram um comportamento mais consistente.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A avaliação qualitativa, conduzida pelo Ibmec, mediu as companhias de acordo com critérios de governança corporativa. Os pontos considerados foram a composição do conselho de administração, a existência e a transparência de códigos de ética e de conduta e de canais de denúncia e notícias sobre o envolvimento da empresa em condenações e investigações de crimes ambientais, de lavagem de dinheiro e corrupção. 

Para premiar a consistência, o ranking analisou os resultados, o desempenho das ações e as práticas de governança das empresas em três anos, de 2016 a 2018. Saiba mais sobre a metodologia. 

As vencedoras em diferentes setores

O ranking selecionou as melhores empresas da Bolsa em sete setores: bens industriais, consumo, finanças, petróleo e gás, saúde, telecomunicações e utilidade pública.

Continua depois da publicidade

A companhia que mais se destacou nos critérios analisados foi escolhida como a melhor da Bolsa.

Com o objetivo de não deixar de fora a nova safra da Bolsa, foi criado o prêmio revelação, entregue às empresas que abriram capital há até três anos. Os critérios de avaliação são os mesmos, mas o período de análise é mais curto, apenas o ano de 2018. Conheça as vencedoras:

As melhores empresas da Bolsa

Prêmio revelação