Conteúdo editorial apoiado por

Vendi meu imóvel em 2022, mas recebi parte do valor em 2023: como declarar no Imposto de Renda?

Contribuinte precisa retirar imóvel de seu patrimônio na declaração e sinalizar recebimento de um crédito futuro, diz especialista

Equipe InfoMoney

Publicidade

Dúvida de leitor: Vendi meu imóvel (assinado no cartório) em dezembro de 2022. Porém, uma parcela do valor da venda foi creditada em dezembro de 2022 e o restante, que representa a maior parte, foi creditada em janeiro de 2023. Devo declarar esse ano ou só ano que vem? Se for esse ano, como devo fazer isso?

Resposta de Luiza Lyra*

“Como o imóvel foi vendido em 2022, o primeiro passo é retirá-lo da ficha de ‘Bens e Direitos’. Veja:

Continua depois da publicidade

Depois, o segundo passo é informar o valor que recebeu também em 2022.

Por fim, é necessário declarar que tem um valor que será recebido em 2023. Para justificar a baixa do imóvel e apenas o recebimento de uma parte do valor, o contribuinte precisará declarar um crédito, ou seja, um valor que vai receber no futuro, mas que já tem direito.

Neste caso:

Continua depois da publicidade

Por fim, para fins de cálculo de ganho de capital, importante destacar que o programa específico da Receita Federal (GCAP) permite que o pagamento do imposto seja realizado de acordo com os recebimentos (parcialmente em 2022 e o restante em 2023).”

* Luiza Lyra é advogada tributarista do Chamon, Serrano, Amorim Advogados (CSA Advogados). É graduada em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie/SP e pós-graduada em Direito Tributário Internacional pelo Instituto Brasileiro de Direito Tributário. 

LEIA MAIS