Ficou de fora do 1º lote de restituição? Confira outras datas de pagamento do IR 2023

Serão cinco lotes, com o primeiro pagamento marcado para 31 de maio

Equipe InfoMoney

Publicidade

A temporada de declaração de Imposto de Renda 2023 vai até dia 31 de maio e quem declara e tem imposto a receber precisa ficar atento a outra informação: o calendário de pagamento da restituição.

Neste ano, a Receita Federal anunciou duas novidades para a restituição: os contribuintes que enviarem a declaração no modelo pré-preenchido e/ou informarem o Pix para receberem os valores vão estar no grupo de prioridades no pagamento.

Ordem na fila de restituição do imposto de renda:

A Receita diz que mesmo dentro de cada um dos grupos, o critério que desempata e faz com que a restituição seja disponibilizada mais rapidamente é a data e a hora da entrega da declaração.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Calendário de Restituição 2023

Neste ano, a Receita Federal manteve o calendário de liberação como ocorreu nos últimos três anos. Serão cinco lotes, com a liberação do primeiro em 31 de maio.

Segundo a Receita, o valor da restituição é corrigido pela taxa Selic, acumulada a partir do mês de maio até o mês anterior ao pagamento, acrescido de mais 1% no mês do depósito.

O pagamento da restituição é feito diretamente na conta bancária informada pelo contribuinte na declaração, de forma direta ou por indicação de chave Pix.

Continua depois da publicidade

LEIA MAIS