Lido (LDO), token destaque de 2023, afunda 10% após boato sobre notificação da SEC

Token está entre os que mais sobem em 2023 em meio à maior procura pelo staking

CoinDesk

Publicidade

O token LDO, do protocolo de staking de Ethereum (ETH) Lido, despencou 10% no sábado (4), após um boato de que a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (a SEC) enviou uma notificação ao serviço por infração regulatória.

Staking é o processo de “trancar” tokens por um período em uma blockchain para contribuir com a segurança da rede e ganhar recompensas.

O LDO lidera o setor e é um dos destaques de 2023 em termos de valorização. Mesmo com a queda recente, o ativo ainda acumula alta de 136% em 2023.

Continua depois da publicidade

Na sexta-feira (3), David Hoffman, do podcast cripto Bankless, aventou que a Lido e outros projetos da área receberam a notificação, uma afirmação que ele mais tarde desmentiu. Um porta-voz do Lido foi procurado pelo CoinDesk, mas não quis falar sobre o assunto.

Hoffman, quando contatato pela reportagem, falou que seus comentários foram “uma falha de comunicação entre mim e um amigo advogado”.

O boato, no entanto, gerou pânico no Twitter e rapidamente se espalhou pelo salão do centro de convenções do Colorado (EUA), onde o ETHDenver, um dos maiores encontros da indústria cripto do ano, estava em andamento.

Continua depois da publicidade

Os rumores, se comprovados como verdadeiros, sugeririam que a SEC está intensificando o escrutínio do Ethereum e das plataformas de staking.

Rumores

Na sexta, Hoffman disse em uma transmissão de vídeo que “muitas notificações” haviam sido distribuídas na semana passada, acrescentando que “acho que a Lido recebeu um”.

Logo após o vídeo se espalhar no Twitter, Hoffman voltou atrás. “Embora haja pelo menos um Wells Notice confirmado que foi divulgado recentemente, que não é conhecido do público, a ideia de uma bomba recente em massa não é correta”, tuitou ele.

Continua depois da publicidade

Wells Notice é o nome dado ao tipo de notificação em que a SEC informa sobre uma medida de em andamento.

“Aparentemente, houve rumores de que o Lido entrou na mira de Gary, o Destruidor”, disse ele, referindo-se ao presidente da SEC, Gary Gensler, que se tornou persona non grata em alguns círculos de criptomoedas devido à percepção de que ele é hostil com a indústria. “Membros da equipe do Lido me procuraram e disseram que isso é falso.”

Não está claro como a SEC teria notificado o Lido. O serviço de staking é tecnicamente operado pelo Lido DAO (organização autônoma descentralizada), o que significa que é governado por uma vasta rede de detentores de token LDO e carece de uma estrutura de liderança formal.

Continua depois da publicidade

Apesar da retratação de Hoffman, o mercado pareceu responder aos rumores; o preço do LDO caiu 10% nas últimas 24 horas.

Andrew Thurman, da empresa de análise cripto Nansen, tuitou que o Wintermute, um dos maiores formadores de mercado do setor cripto, vendeu cerca de 10%, ou US$ 2 milhões, de suas participações em LDO.

Thurman especulou que a liquidação estava correlacionada com o boato, mas o CEO da Wintermute, Evgeny Gaevoy, disse ao CoinDesk que foi “coincidência”.

Continua depois da publicidade

Repressão cripto

O envio de supostas notificações da SEC ocorre em meio a uma repressão mais ampla da indústria de criptomoedas pelos reguladores de valores mobiliários dos EUA.

No mês passado, por exemplo, a emissora de stablecoins Paxos confirmou que recebeu um Wells Notice em 3 de fevereiro. A SEC disse que está considerando reprimir a Paxos por operar um título não registrado com sua stablecoin Binance USD (BUSD), vinculada à Binance.

Leia mais:

O Lido, um protocolo de staking líquido, ajuda os usuários a bloquear – ou fazer “staking” – de tokens para ganhar juros e ajudar a proteger a blockchain Ethereum. Atualmente, a plataforma Lido responde por 31% de todo o ETH trancado, de acordo com a Dune Analytics. Os US$ 8 bilhões investidos em Ethereum via Lido fazem do protocolo o maior da área de staking.

No mês passado, a exchange Kraken concordou em fechar seu próprio serviço de staking em um acordo com a SEC. A paralisação teve um efeito assustador no setor de staking, levantando questões regulatórias para serviços similares – controlados centralmente e operados por DAOs.

CoinDesk

CoinDesk é a plataforma de conteúdos e informações sobre criptomoedas mais influente do mundo, e agora parceira exclusiva do InfoMoney no Brasil: twitter.com/CoinDeskBrasil