Conteúdo editorial apoiado por
IM Trader

Ibovespa fecha em queda de 0,46% e volta para casa dos 130 mil pontos, com peso das commodities

Novas quedas do minério, por conta da China, e do petróleo, por conta de estoques acima do esperado nos EUA puxaram exportadoras

Fernando Lopes

Publicidade

O Ibovespa fechou em queda de 0,46%, aos 130.841 mil pontos nesta quarta-feira (10).

Grande parte das ações do Ibovespa terminou o dia no vermelho. As principais estiveram entre elas, de modo que a sessão terminou de forma melancólica. Vale (VALE3) caiu 1,50%, com nova queda do minério de ferro na China. Essa é a oitava baixa seguida de VALE3, algo que não acontecia desde maio de 2022.

Outra commodity derrubou a Petrobras (PETR3;PETR4): o petróleo desceu com amplitude nas principais referências, com estoques nos EUA acima do esperado, e a estatal brasileira fechou em baixa, com queda de 0,99% para PETR3 e de 0,92% para PETR4.

Treinamento Gratuito

Manual dos Dividendos

Descubra o passo a passo para viver de dividendos e ter uma renda mensal previsível, começando já nas próximas semanas

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

As petro juniores também desceram, especialmente PRIO (PRIO3), com baixa de 4,17%. 3R Petroleum (RRRP3), que vinha de duas altas seguidas acima dos 4%, recuou 0,42%. E Enauta (ENAT3) sustentou uma alta até os minutos finais, com relatório de produção diária no 4T23, mas acabou encerrando o pregão com queda de 1,39%.

Ainda em energia, a Petrobras notificou a Vibra (VBBR3) que não tem interesse em prorrogar o prazo de vigência do atual contrato de licença de uso de marcas da companhia. Era algo esperado e VBBR3 fechou com alta de 0,80%.

Outro destaque foram as siderúrgicas, em espacial Gerdau (GGBR4), que reforçou a baixa de ontem (5,22%), caindo 2,98%. Metalúrgica Gerdau (GOAU4) desceu 1,96%.

Itaú Unibanco (ITUB4) volta a decepcionar

Assim como ontem, quando na reta final o Itaú Unibanco (ITUB4) entrou no campo positivo, mas cedeu nos leilões finais, hoje a ação seguiu o mesmo roteiro acabou fechando com menos 0,09%. Banco do Brasil (BBAS3) passou a sessão inteira em baixa, conseguiu virar no final, mas fechou em leve queda de 0,17%.. Bradesco (BBDC4) terminou com ampla queda de 1,72% – foi uma das mais negociadas do dia.

Em outros setores da B3, vale destacar a baixa de 0,88% da Azul (AZUL4), mesmo com alta no tráfego de passageiros no 4T23. E a queda de 0,93% de Hypera (HYPE3), com corte de recomendação e preço-alvo pelo BB-BI.

Ibovespa cai, na contramão da NYSE

Lá em Nova York, os investidores mostraram cautela, mas assim mesmo os índices terminaram ganhos confortáveis.

Os mercados estão em compasso de espera pelo relatório de inflação ao consumidor de dezembro nos EUA, o CPI, que será divulgado amanhã. Por aqui, agrega-se a preocupação com o IPCA de dezembro, que sai às 9 da manhã.

Em outras palavras, é possível dizer que 2024 começa de fato nesta quinta.

O dólar à vista oscilou em margens estreitas ante o real nesta quarta-feira, encerrando a sessão em baixa de 0,30%, a R$ 4,8919 na venda, também na espera pela divulgação de dados de inflação .

Fernando Lopes

Cobriu o setor de energia e foi editor do semanário Gazeta Mercantil Latino-Americana até 2000. Foi editor de Agro no Valor Econômico até fevereiro de 2023.