Ethereum e outras criptos terão saques e depósitos suspensos nesta semana; veja cronograma

As corretoras vão paralisar retiradas e saques de ETH e tokens que rodam na rede durante a atualização Merge, prevista para acontecer na quinta (15)

Lucas Gabriel Marins

Publicidade

O “Merge” (fusão, em inglês), aguardada atualização da blockchain do Ethereum (ETH), vai ocorrer nesta quinta-feira (15). Por causa da mudança, as exchanges brasileiras e internacionais com operação no país vão suspender saques e depósitos de Ether e tokens ERC-20 durante o processo.

Os tokens ERC-20 são aqueles que rodam na rede do Ethereum via smart contracts (contratos inteligentes). Algumas das principais do mercado são ChainLink (LINK), Uniswap (UNI) e Decentraland (MANA).

A Binance, maior exchange de criptomoedas por volume negociado, publicou em seu blog que vai suspender depósitos e retiradas para Ether e criptos da rede à meia-noite da quinta-feira, no Tempo Universal Coordenado (UTC) – às 21h na quarta-feira (14) no horário de Brasília.

Continua depois da publicidade

Em nota, a corretora cripto brasileira Mercado Bitcoin informou que irá pausar saques e depósitos cerca de duas horas antes do horário previsto para a Merge.

“A partir da atualização iremos monitorar os sinais da rede, como o ritmo em que novos blocos são propostos, número de validadores etc. Tão logo o time considere que é seguro, saques e depósitos serão retomados. Estimamos que isso deve ocorrer aproximadamente duas horas após o Merge.

A exchange BitcoinToYou disse que, por segurança, vai suspender os depósitos e saques de ETH e tokens da rede Ethereum na quarta por volta das 18h.

Continua depois da publicidade

“As transações serão restabelecidas assim que a rede estiver segura, o que pode ocorrer no mesmo dia. As demais operações em outras redes, assim como compra, venda, depósito e saque via PIX, não irão sofrer paradas.”

A NovaDAX também fará a interrupção de saques e depósitos. “Se não houver problemas com a rede ERC-20 após a Merge, eles serão reabertos o mais rápido possível, mas ainda sem uma data definida, uma vez que é necessário acompanhar todo o processo da fusão”, disse o gerente de Customer Experience da corretora, César Felix.

A BitcoinTrade e a Ripio também informaram que terão uma pausa em todas as transações para as criptomoedas que usam a blockchain do Ether. De acordo com as duas empresas, que passaram a fazer parte do mesmo grupo no ano passado, o período durará até o fim da fusão, e será normalizado assim que a rede já estiver estável.

Continua depois da publicidade

A Foxbit disse que depósitos e saques de ETH e outros ativos da rede ERC-20 serão suspensos até que a atualização aconteça por completo.

A Bitso também vai interromper retiradas e depósitos. Em seu blog,  disse que os fundos mantidos nas carteiras de criptomoedas da corretora antes do upgrade do Ethereum poderão ser acessados após a atualização.

Na Xtage, plataforma de negociação de ativos digitais da XP Inc, não terá alteração, visto que ela não permite saques e depósitos de criptoativos. O mesmo vale para o Nubank.

Continua depois da publicidade

Leia mais: 

Momento histórico

O Merge é considerado por muitos especialistas como o processo mais importante de toda a curta história do mercado cripto. Isso porque a atualização vai alterar completamente o processo de mineração de criptomoedas da blockchain do Ethereum.

Em resumo, a rede passará de um modelo de prova de participação (proof-of-stake, ou PoW), conhecido por gastar muita energia e por ser dependente de computadores, para um de prova de participação (proof-of-stake, ou PoS), muito mais ecológico.

Continua depois da publicidade

Depois da Merge, o Ethereum ainda vai passar por outras atualizações, conhecidas como “The Surge”, “The Verge”, “The Purge” e “The Splurge”. Elas estão previstas para começar em 2023. Em resumo, nessas futuras etapas os programadores vão deixar a rede mais escalável (com força para suportar o aumento das transações) e com maior capacidade para armazenar dados.

Até onde as criptomoedas vão chegar? Qual a melhor forma de comprá-las? Nós preparamos uma aula gratuita com o passo a passo. Clique aqui para assistir e receber a newsletter de criptoativos do InfoMoney

Tópicos relacionados