Ethereum e outras criptos terão saques e depósitos suspensos nesta semana; veja cronograma

As corretoras vão paralisar retiradas e saques de ETH e tokens que rodam na rede durante a atualização Merge, prevista para acontecer na quinta (15)

Lucas Gabriel Marins

Publicidade

O “Merge” (fusão, em inglês), aguardada atualização da blockchain do Ethereum (ETH), vai ocorrer nesta quinta-feira (15). Por causa da mudança, as exchanges brasileiras e internacionais com operação no país vão suspender saques e depósitos de Ether e tokens ERC-20 durante o processo.

Os tokens ERC-20 são aqueles que rodam na rede do Ethereum via smart contracts (contratos inteligentes). Algumas das principais do mercado são ChainLink (LINK), Uniswap (UNI) e Decentraland (MANA).

A Binance, maior exchange de criptomoedas por volume negociado, publicou em seu blog que vai suspender depósitos e retiradas para Ether e criptos da rede à meia-noite da quinta-feira, no Tempo Universal Coordenado (UTC) – às 21h na quarta-feira (14) no horário de Brasília.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Em nota, a corretora cripto brasileira Mercado Bitcoin informou que irá pausar saques e depósitos cerca de duas horas antes do horário previsto para a Merge.

“A partir da atualização iremos monitorar os sinais da rede, como o ritmo em que novos blocos são propostos, número de validadores etc. Tão logo o time considere que é seguro, saques e depósitos serão retomados. Estimamos que isso deve ocorrer aproximadamente duas horas após o Merge.

A exchange BitcoinToYou disse que, por segurança, vai suspender os depósitos e saques de ETH e tokens da rede Ethereum na quarta por volta das 18h.

Continua depois da publicidade

“As transações serão restabelecidas assim que a rede estiver segura, o que pode ocorrer no mesmo dia. As demais operações em outras redes, assim como compra, venda, depósito e saque via PIX, não irão sofrer paradas.”

A NovaDAX também fará a interrupção de saques e depósitos. “Se não houver problemas com a rede ERC-20 após a Merge, eles serão reabertos o mais rápido possível, mas ainda sem uma data definida, uma vez que é necessário acompanhar todo o processo da fusão”, disse o gerente de Customer Experience da corretora, César Felix.

A BitcoinTrade e a Ripio também informaram que terão uma pausa em todas as transações para as criptomoedas que usam a blockchain do Ether. De acordo com as duas empresas, que passaram a fazer parte do mesmo grupo no ano passado, o período durará até o fim da fusão, e será normalizado assim que a rede já estiver estável.

A Foxbit disse que depósitos e saques de ETH e outros ativos da rede ERC-20 serão suspensos até que a atualização aconteça por completo.

A Bitso também vai interromper retiradas e depósitos. Em seu blog,  disse que os fundos mantidos nas carteiras de criptomoedas da corretora antes do upgrade do Ethereum poderão ser acessados após a atualização.

Na Xtage, plataforma de negociação de ativos digitais da XP Inc, não terá alteração, visto que ela não permite saques e depósitos de criptoativos. O mesmo vale para o Nubank.

Leia mais: 

Momento histórico

O Merge é considerado por muitos especialistas como o processo mais importante de toda a curta história do mercado cripto. Isso porque a atualização vai alterar completamente o processo de mineração de criptomoedas da blockchain do Ethereum.

Em resumo, a rede passará de um modelo de prova de participação (proof-of-stake, ou PoW), conhecido por gastar muita energia e por ser dependente de computadores, para um de prova de participação (proof-of-stake, ou PoS), muito mais ecológico.

Depois da Merge, o Ethereum ainda vai passar por outras atualizações, conhecidas como “The Surge”, “The Verge”, “The Purge” e “The Splurge”. Elas estão previstas para começar em 2023. Em resumo, nessas futuras etapas os programadores vão deixar a rede mais escalável (com força para suportar o aumento das transações) e com maior capacidade para armazenar dados.

Até onde as criptomoedas vão chegar? Qual a melhor forma de comprá-las? Nós preparamos uma aula gratuita com o passo a passo. Clique aqui para assistir e receber a newsletter de criptoativos do InfoMoney

Tópicos relacionados

Lucas Gabriel Marins

Jornalista colaborador do InfoMoney