Cofundador da Solana vê upside para indústria com Merge do rival Ethereum

Para Raj Gokal, a atualização do Ethereum é positiva, em parte porque pode gerar confiança em todo o setor de criptomoedas

CoinDesk

Publicidade

A tão esperada atualização Merge (Fusão, em português) da rede Ethereum pode ser o início da expansão da tecnologia blockchain em uma escala mais ampla, de acordo com Raj Gokal, diretor de operações da empresa de tecnologia Solana Labs.

“É um passo para o Ethereum em um longo caminho para ter o tipo de escalabilidade que a Solana tem hoje”, disse Gokal durante entrevista ao CoinDesk na terça-feira (13).

Gokal, que também é cofundador da blockchain Solana (SOL), disse que a empresa quer “ver o Ethereum ter sucesso”, em parte porque pode gerar confiança em todo o setor. “É bom para os observadores da indústria de criptomoedas verem grandes atualizações, lançamentos e sucesso.”

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A Fusão, que deve ocorrer em menos de 24 horas, mudará o protocolo de consenso de prova de trabalho (PoW) do Ethereum para um modelo de prova de participação (PoS), mais rápido e com maior eficiência energética.

Atualmente, a Solana opera sob um consenso de prova de história (PoH) e um protocolo de prova de participação (PoS). A plataforma de contrato inteligente baseada em blockchain permite que os usuários construam e invistam em aplicativos cripto que rodam na Solana. Esse protocolo de “eficiência energética” foi implementado desde o início, de acordo com Gokal.

Embora não se espere que a atualização do Ethereum melhore sua escalabilidade, rendimento ou custo, Gokal diz que essas são as áreas com as quais os usuários estão mais preocupados, com base em volumes de tokens não fungíveis (NFTs).

Continua depois da publicidade

Leia mais:
Ethereum pode enfraquecer até que importante atualização prevista para setembro seja concluída, diz BofA

“Do nosso ponto de vista, esses volumes de NFTs apenas mostram que os usuários realmente se importam com a questão de custo e desempenho”, disse Gokal. Como “o Ethereum é provavelmente o maior em mindshare para projetos NFT como um ecossistema”, sua mudança da prova de trabalho para um protocolo menos prejudicial ao meio ambiente “é uma coisa muito boa”, completou.

Desenvolvimento do “Saga”

Em junho, a Solana Mobile, uma subsidiária da Solana Labs, disse que estava construindo o “Saga”, um celular Web 3.0.

Continua depois da publicidade

De acordo com Gokal, o telefone baseado em Android, que deve ser lançado em breve por US$ 1.000, está “quase esgotado” em seus kits de desenvolvimento.

Quando perguntado sobre como o celular se compara ao iPhone 14 da Apple, Gokal disse que estava “surpreso ao ver que não houve realmente nenhum foco da gigante da tecnologia no consumidor investidor de criptomoedas”.

“Dado o último ano de crescimento explosivo no uso e o fato de que a criptografia está se tornando mais popular, esperávamos que a Apple lançasse recursos nativos de criptografia no iPhone 13 e que o Google [e a] Samsung fizessem o mesmo” em seus próprios telefones, disse Gokal.

Publicidade

O mercado continua “aberto e faminto por esse tipo de produto”, de acordo com Gokal, que acrescentou que explorar esse subsegmento de compradores de eletrônicos pode gerar um volume significativo de criptomoedas.

Até onde as criptomoedas vão chegar? Qual a melhor forma de comprá-las? Nós preparamos uma aula gratuita com o passo a passo. Clique aqui para assistir e receber a newsletter de criptoativos do InfoMoney

CoinDesk

CoinDesk é a plataforma de conteúdos e informações sobre criptomoedas mais influente do mundo, e agora parceira exclusiva do InfoMoney no Brasil: twitter.com/CoinDeskBrasil