Ethereum Merge: como saber a hora exata da atualização da rede

Diversos sites estão fazendo a contagem regressiva e até o Google entrou na onda de esperar pela Merge

Rodrigo Tolotti

Publicidade

Nesta semana ocorre um dos eventos mais aguardados do mercado de criptomoedas em 2022, a atualização The Merge da rede Ethereum (ETH). Mas como não há um horário definido para acontecer, como o investidor pode acompanhar o momento que acontecer?

Alguns sites estão fazendo uma contagem regressiva para mostrar a hora exata que a Merge acontecer e, mais recentemente, o Google entrou nessa onda. Basta digitar “Ethereum Merge” ou algo relacionado no buscador que ele mostra a contagem. Porém, só está funcionando na versão em inglês do site.

Mas, para quem estiver interessado em acompanhar de perto todo o evento existem outras opções. O CoinMarketCap, um dos maiores agregadores de preços de ativos digitais do mundo, criou uma página especial que além da contagem regressiva também explica o que é a Merge e responde algumas questões.

Continua depois da publicidade

Entre outras opções, a Binance, maior exchange de criptomoedas do mundo, também lançou uma página especial com alguns dados mais técnicos e também um roadmap, que mostra ainda que haverá mais uma etapa do processo de atualização da rede, em 2023, chamado Sharding, quando deve ocorrer uma redução nas taxas de “gas” (custo para fazer uma operação dentro da rede).

O site NiceHash também tem sua contagem, em uma página que inclui regressivas para outros eventos envolvendo os mais variados tokens do mercado. Além dele, o Ultra Sound Money, Ether Nodes e Beaconcha também têm estão com temporizadores.

Vale destacar que cada site pode mostrar um tempo diferente. Isso acontece porque a atualização não tem hora marcada, mas sim um bloco exato em que tudo muda, o bloco 15.537.351.

Continua depois da publicidade

Com isso, dependendo da dificuldade de mineração e algumas outras questões técnicas, pode demorar um pouco mais ou menos para que o bloco em questão seja alcançado, levando os sites a fazerem projeções do horário, e com contagens que podem mudar até sua conclusão.

No momento da publicação desta matéria, a previsão é que a Merge ocorra por volta de 1h da manhã de quarta (14) para quinta-feira (15).

A atualização Merge (Fusão, em português) envolve uma mudança no modelo de consenso da blockchain do Ethereum, alterando as regras do mecanismo de verificação de dados: do modelo Proof-of-Work (PoW), similar ao do Bitcoin, para Proof-of-Stake (PoS), considerado mais ecológico.

Continua depois da publicidade

Planejada há pelo menos cinco anos, a atualização fará a rede passar por redução drástica no consumo de energia, além de criar uma nova dinâmica de uso do ETH, que ganha uma ferramenta oficial de renda passiva, por meio do staking.

Até onde as criptomoedas vão chegar? Qual a melhor forma de comprá-las? Nós preparamos uma aula gratuita com o passo a passo. Clique aqui para assistir e receber a newsletter de criptoativos do InfoMoney

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.