A “queima de criptomoedas” significa, na prática, remover permanentemente diversos tokens de circulação. Isso normalmente é feito transferindo os tokens para uma carteira da qual eles nunca poderão ser recuperados.

Um projeto queima seus tokens para reduzir o fornecimento geral, uma espécie de evento “deflacionário”. O objetivo é, muitas vezes, aumentar o valor dos tokens restantes, uma vez que os ativos tendem a subir de preço sempre que a oferta cai e eles se tornam mais escassos.

Para que serve a queima de criptomoedas?

A queima de tokens pode se assemelhar à estratégia de recompra de ações por uma empresa, em que ela “devolve o valor” aos seus acionistas. O mesmo acontece com projetos de criptomoedas que queimam seus tokens para atingir esse objetivo.

O preço do token não aumenta necessariamente da noite para o dia quando a queima ocorre. Às vezes, outras notícias sobre o token podem sobrecarregar o impacto desejado.

Os investidores também podem saber que uma queima de token vai acontecer e “precificar” em um ponto anterior. Mesmo assim, no longo prazo, a queima de tokens tende a sustentar o preço de um ativo e é considerada uma medida positiva.

A prática também pode beneficiar os tokens de staking (renda passiva em cripto) para validar transações em um protocolo de prova de participação (PoS). Quando uma grande fatia de tokens é removida de circulação, há uma chance de que os investidores recebam de volta um valor mais alto em dólares de suas recompensas de staking.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alguns projetos têm eventos de queima regulares embutidos em seu código. O objetivo é garantir aos potenciais investidores que a oferta futura do token continuará encolhendo, acalmando as preocupações com a inflação ou com um mercado excessivamente diluído. Como resultado, essa prática também pode aumentar o apelo de um token como “reserva de valor”.

A exchange Binance, por exemplo, anunciou em setembro de 2022 que vai destruir o equivalente das taxas de negociação quando um trader vender ou comprar o token Luna Classic (LUNC).

Os traders da Binance podem optar por aplicar a “taxa de queima” de 1,2% voluntariamente. Dado que as taxas de negociação na Binance variam de 0,1% a 0,02% para grandes traders, a taxa de queima é apenas uma fração da taxa de queima de transações de 1,2%. Com a notícia, o token LUNC saltou cerca de 60%, de acordo com a CoinGecko.