Sem crise: mercado de luxo do setor automotivo avança 53% no ano

O mercado de carros de luxo teve um crescimento três vezes maior que a média da indústria, representando quase 5% do mercado total
Por  Raphael Galante
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Caros leitores, digníssimas leitoras,

O primeiro trimestre do ano foi surreal para o setor automotivo. O mercado registrou um crescimento avassalador de 17,5% no ano, enquanto, ao mesmo tempo, a maioria das fábricas começou a paralisar suas operações fabris.

Já explicamos aqui os reais motivos dessa “pausa forçada” no setor. Só que, enquanto as marcas tradicionais estão diminuindo o ritmo, essa não é a dinâmica para as marcas que trabalham para o público da “Ilha de Caras”.

Estamos falando do admirável mercado de luxo, aquele nicho de mercado onde se adota o conceito Buzz Lightyear de ser: “ao infinito e além”. Esse é o mundo onde não existe crise, grandes perrengues e onde tudo é lindo, maravilhoso, rosa e com unicórnios em volta!

Infelizmente, esse mundo não faz parte da vida deste vil estagiário…

Apesar de o mercado automotivo ter registrado um crescimento de 17,5%, o mercado de carros de luxo apresentou um resultado três vezes melhor que a média da indústria, com crescimento de 53%. A grande sacada deste setor é que o mercado de carros de luxo já representa quase 5% do mercado!

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Falar que 5% do mercado é voltado para o público de alto luxo é muita coisa! E olha que no nosso levantamento, fizemos um corte do tipo: marcas que vendem mais de 85% dos seus produtos com preço acima de um quarto de milhão (R$ 250.000).

Se pegarmos as outras marcas (de volume) que vendem esse tipo de produto, já teríamos chegado a uns 8%/9% fácil!

E o que temos até o momento?

Ao que tudo indica, este ano será o “ano das picapes”. No entanto, quando se fala em picapes, não se trata da nossa querida Fiat “pato” Strada. De acordo com nosso levantamento, a marca que mais se destacou neste ano foi a bestial marca do carneiro, com suas picapes endiabradas… estamos falando de coisa bruta! Nada de motor turbo 1.0. Estamos falando de motores como o V8 5.7L ou picapes Turbodiesel 6.7L. Em outras palavras, coisa do capiroto!

A RAM, marca do grupo Stellantis, está registrando um crescimento de 525% neste ano. Já ultrapassou, em volume de vendas, os vikings da Volvo e está baforando no cangote dos alemães da BMW.

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Além disso, a tabela acima apresenta outros pontos interessantes! Se analisarmos aquelas marcas chinesas que acabaram de entrar no mercado, podemos ver que estão se destacando!

A BYD (Build Your Dreams – construa seus sonhos) já vendeu quase 700 carros, o que é significativamente mais do que a MINI, por exemplo. Além disso, a Great Wall também está vendendo mais do que a icônica marca Jaguar.

E, ao analisar as marcas que são “a nata da nata” do Mundo de Caras, o desempenho deles é ridículo! A Ferrari, por exemplo, registrou um crescimento de 75%. Outras marcas com preços na casa de milhões de reais, como McLaren, Lamborghini e Aston Martin, mais que dobraram suas vendas.

Enfim… nada de novo no adorável mundo (AAA+)³.

E aí, o que achou? Dúvidas, me manda um e-mail aqui.

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Raphael Galante Economista, atua no setor automotivo há mais de 20 anos e é sócio da Oikonomia Consultoria Automotiva

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