Fechar Ads

Perdas e Ganhos do Setor automotivo

Que as vendas de carros estão numa queda acentuada, todo mundo sabe! Mas quem está melhor ou "menos ruim" neste ano? Quais segmentos estão se destacando? E por fim, aonde está o consumidor de carro?
Por  Raphael Galante
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Atualmente, o setor automotivo registra queda 22,4%.

Mas isso é a média do setor, como se fosse um índice, tipo o IBOVESPA.

A nossa grande curiosidade é saber “dentro desse índice”, quem está bem ou terrivelmente mal!

Então, decidimos fazer uma brincadeira em três etapas.

A nossa primeira dúvida foi: QUEM?

Das 80 marcas que temos no mercado, quem está bem e quem está mal?  Fizemos um ranking das 10 melhores marcas e das 10 piores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E o que notamos é que – como sempre – as marcas que estão se dando bem são aquelas de alto e altíssimo valor agregado!

A marca número 1 (até agora) é a JEEP, com o sucesso do seu Renegade e crescimento de quase 77%, seguido de perto pela Jaguar 61% e Porsche 34%. Perceberam o nosso drama?? No nosso top 3, o carro mais baratinho começa a partir de R$ 70 mil!

E lá embaixo, quem temos?

Chery -58,7%; Dodge -50,8% e JAC -50,7%. Ou seja, tirando a Dodge – que até hoje  nem ela sabe o que é – as outras duas marcas possuem foco especial em veículos de baixa renda.

Geralmente, na crise, é isso o que acontece: o povo do topo da pirâmide sofre um pouco menos e o povo lá embaixo sofre pra dedéu…

A tabela abaixo mostra o nosso TOP 10 positivo e negativo:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

JEEP

76,9%

JAGUAR

61,4%

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

PORSCHE

34,1%

LEXUS

6,5%

TROLLER

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

3,6%

TOYOTA

1,0%

PEUGEOT

-3,5%

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

HYUNDAI

-3,7%

VOLVO

-7,0%

NISSAN

-8,1%

SETOR

-22,4%

FIAT

-34,6%

FORD

-34,6%

SUZUKI

-35,1%

M.BENZ

-35,8%

VW

-36,8%

KIA

-37,2%

MITSUBISHI

-43,2%

JAC

-50,7%

DODGE

-50,8%

CHERY

-58,7%

 

O segundo ponto da nossa curiosidade foi: ONDE?

Onde se encontram os consumidores de carro? A visão que tínhamos no passado era de que o interior (e o Norte/Centro-Oeste) puxaram o crescimento nos últimos anos. E agora, ONDE acontecem as vendas de carros?

A surpresa foi que, neste ano, quem está evitando uma queda maior  é o pessoal do SUL/SUDESTE. O estado com melhor desempenho é Minas Gerais (queda de apenas 7%), seguido de Santa Catarina e São Paulo. Na ponta inversa, temos os estados da região Norte: Amapá, Acre e Tocantins, com queda de 41,4%, 38,8% e 33,9%, respectivamente.

Ok, ok,  Minas Gerais o melhor estado? Sim, sabemos que as vendas são “infladas” pelas locadoras, que – em geral –, emplacam os veículos no estado e depois os distribui… mas, se as Receitas Estaduais não se opõem a isso, quem diria eu!!

 

MINAS GERAIS

-7,0%

SANTA CATARINA

-19,8%

SÃO PAULO

-21,3%

SETOR

-22,4%

TOCANTINS

-33,9%

ACRE

-38,8%

AMAPÁ

-41,4%

 

Por fim, a nossa última dúvida foi: O QUÊ?:

O que os consumidores estão comprando e o que eles deixaram de comprar?

Fizemos um TOP 4: O maior destaque deste ano é o nicho das Picapes grandes, motivado pelo sucesso da Fiat Toro. O setor já cresceu 22% neste ano. Em sequência, temos as SW grandes, impulsionado especialmente pela perua Golf da VW e os SUV que estão “zerando” neste ano.

Na outra ponta, SW média e os Sedans grandes, com queda de quase 50%, puxam o setor para baixo!

 

SW MEDIO

-49,5%

SEDAN GRANDE

-49,1%

HATCH MEDIO

-45,6%

PICK-UP PEQUENA

-42,3%

SETOR

-22,4%

HATCH PEQUENO

-14,9%

SUVs

-0,6%

SW GRANDE

19,7%

PICK-UP GRANDE

22,0%

 

E você, o que achou?? 

Raphael Galante Economista, atua no setor automotivo há mais de 20 anos e é sócio da Oikonomia Consultoria Automotiva

Compartilhe

Mais de O mundo sobre muitas rodas