Dia dos Namorados – Teste controle financeiro para casal

Por  Reinaldo Domingos
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

O Dia dos Namorados se aproxima, o índice de inadimplência está aumentando, a situação econômica do país como um todo anda bastante instável… Alguns fatores me levaram a pensar que este seria um bom momento para falar sobre casais que controlam as finanças juntos.  Se alguém tinha alguma dúvida do quanto isso é importante e saudável, espero que as sane hoje.

Quero mostrar para vocês, então, um teste. Ressalva: respondam de maneira sincera, pois, caso contrário, estará mentindo para vocês mesmos. Ao final, colocarei algumas orientações para cada perfil de casal.

Vamos lá?

Como vocês são na hora de comprar?

A – (    ) Agimos livremente, sem depender da aprovação do outro

B – (    ) Um de nós é mais consumista e o outro tem os pés no chão, o que equilibra as compras

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

C – (    ) Nós dois somos cuidadosos e controlamos as nossas despesas

D – (    ) Juntos não passamos vontade! Usamos cartão de crédito e cheque especial

Como vocês estabelecem os passeios?

A – (    ) Quem convida paga tudo, assim fica mais fácil

B – (    ) Um se preocupa mais com o prazer, o outro com os gastos. Às vezes nos desentendemos

C – (    ) Definimos o local juntos, com antecedência e dividimos as despesas

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

D – (    ) O prazer é a nossa prioridade, afinal a vida é uma só

Quem faz as contas?

A – (    ) Cada um faz as suas contas

B – (    ) Um de nós controla tudo

C – (    ) Fazemos as contas juntos

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

D – (    ) Nenhum de nós. Pra quê fazer contas?

Um sabe o quanto o outro recebe todos os meses?

A – (    ) Não costumamos falar sobre isso

B – (    ) Apenas um de nós cuida dos números, é mais prático

C – (    ) Sim, falamos de dinheiro abertamente

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

D – (    ) Não, isso invade a privacidade do outro

Quem ganha mais dinheiro, decide mais?

A – (    ) Sim. Afinal, a pessoa batalhou para conseguir esse dinheiro

B – (    ) Não, a palavra final é de quem conhece a fundo a nossa situação

C – (    ) Mesmo havendo diferença nos ganhos, tomamos as decisões juntos

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

D – (    ) Não há decisões a dois, cada um age como acha melhor

De que forma vocês se organizam para realizar os sonhos?

A – (    ) Temos alguns sonhos, mas o dinheiro não é suficiente

B – (    ) Um de nós sempre toma a frente para saber dos custos

C – (    ) Conversamos bastante e estamos guardando dinheiro para realizá-los

D – (    ) Não temos planejamento para realizar sonhos

Questão extra para casais que compartilham dívidas: Como vocês controlam essa situação?

A – (    ) A responsabilidade é de apenas um, não tem por que preocupar os dois

B – (    ) Dividimos da seguinte maneira: cada um paga metade

C – (    ) Pagamos as parcelas em dia e cada um dispõe da quantia proporcional ao seu salário

D – (    ) Temos dificuldades em pagar em dia e quitar essas dívidas

Some os pontos:

A = 2 pontos / B = 3 pontos / C = 4 pontos / D = 1 ponto

 

Resultado:

A partir de 25 pontos: Juntos até que a morte nos separe, e não o dinheiro!

 

Parabéns! Vocês formam um casal que tem cumplicidade nas finanças. Continuem sendo parceiros na administração do dinheiro e deem cada vez mais atenção aos seus sonhos. Estabeleçam os objetivos que desejam conquistar juntos, orcem os custos e cortem despesas para realizá-los. Para sonhos de curto prazo, a serem conquistados em até um ano, guardem o dinheiro na poupança ou pesquisem opções de títulos do Tesouro Direto. Para sonhos de médio prazo, a serem realizados entre um e dez anos, apliquem em CDBs e Tesouro Direto. Para sonhos de longo prazo, acima de dez anos, deem preferência à previdência privada. Aproveitem o potencial e realizem cada vez mais sonhos!

 

De 14 a 24 pontos: Amor, amor, dinheiro à parte.

Apesar de respeitarem o espaço um do outro, vocês não estão em completa sintonia. Sabemos que falar sobre dinheiro pode ser estressante e conflituoso quando não há educação financeira. Porém, evitar o assunto pode gerar desavenças ainda maiores no futuro. Conversem abertamente: façam um diagnóstico de sua situação financeira, conheçam os ganhos e os gastos um do outro e estabeleçam objetivos. Resgatem seus sonhos e poupem dinheiro para realizá-los! Com diálogo, transparência e uso consciente do dinheiro, o relacionamento se fortalecerá e vocês conquistarão muitas coisas juntos.

 

Até 14 pontos: Baixa sintonia financeira

Apenas um ou, pior, nenhum dos dois é comprometido com o controle das finanças. Me preocupo com vocês casal, pois sei que essa situação gera conflitos a longo prazo. Aproveitem a proximidade do Dia dos Namorados e se deem esse presente: conversem abertamente sobre seus salários, suas despesas e os objetivos que têm na vida. Do contrário, correm sérios risco de entrar em endividamento e até mesmo se tornarem inadimplentes no futuro. Lembrem-se que o diálogo aumenta a cumplicidade e faz com que vocês estejam sempre na mesma sintonia. Portanto, ajam como parceiros e dividam essa responsabilidade! Juntos, vocês terão forças para consumir de forma consciente, poupar e realizar sonhos.

Reinaldo Domingos Reinaldo Domingos é presidente da Abefin (Associação Brasileira de Educadores Financeiros), autor de vários livros e criador da Metodologia DSOP de Educação Financeira.

Compartilhe

Mais de Finanças em casa

Finanças em casa

Apenas 9% dos brasileiros conseguem pagar as despesas de início de ano

O ano já começou e para não comprometer as finanças logo em janeiro é preciso se planejar, mas diante da situação financeira atual do brasileiro, sabemos que não é simples. Prova disso é uma recente pesquisa divulgada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), apenas 9% dos brasileiros conseguem pagar as despesas de início de ano com o que recebem.
Finanças em casa

Mega-Sena da Virada ou investimento: o que é melhor?

Todo fim de ano a cena se repete: filas enormes para fazer aquela "fezinha" na Mega-Sena da Virada em todas as lotéricas do país. Neste ano, o prêmio é o maior da história, sendo R$ 280 milhões, e por isso muitos apostam também a esperança de resolver, de uma vez por todas, a vida financeira.
Finanças em casa

Saúde Física x Saúde Jurídica: a importância do equilíbrio

Sempre gosto de ponderar que é preciso haver um equilíbrio em tudo o que fazemos e com a nossa saúde não poderia ser diferente. Aprofundo mais essa questão em meu livro Empreender Vitorioso com Sonhos e Lucro em Primeiro Lugar, lançado no fim de Novembro. É imprescindível dar a mesma atenção à saúde física e jurídica. 
Finanças em casa

Planejamento é a chave para as contas de início de ano

Mesmo que a taxa de desemprego tenha diminuído para 11,9% no mês de setembro, ainda são 12,5 milhões de brasileiros sem trabalho de acordo com os últimos números divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A falta de renda também se reflete no grande número de inadimplentes – cerca de 63 milhões, segundo dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), divulgados neste mês de novembro. Diante deste cenário preocupante, as contas típicas de início de ano das famílias, se não forem analisadas com cautela, podem causar um grande desequilíbrio no orçamento.
Finanças em casa

Conheça os caminhos para empreender de forma vitoriosa

Sabemos que a palavra “empreendedorismo“ sempre esteve muito ligada ao campo empresarial, mas ao longo do tempo percebi que o ato de empreender não se restringe apenas a isso, mas permeia todo o nosso cotidiano. É partindo deste entendimento que o meu novo livro Empreender Vitorioso com Sonhos e Lucro em Primeiro Lugar se desenvolve.
Finanças em casa

Pesquisa comprova: brasileiros ainda dependem do INSS

Quase metade dos brasileiros esperam depender apenas com os recursos da Previdência Social (INSS) para se manter na aposentadoria. É o que atesta uma pesquisa recente do Datafolha, encomendada pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima)
Finanças em casa

13º dos aposentados: caminhos para a melhor utilização

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a receber a partir do dia 27 deste mês a primeira parcela do 13º salário, que corresponde a 50% do valor. Com esse dinheiro extra em mãos, muitos beneficiários podem se perguntar qual o melhor destino: quitar dívidas, consumir ou investir?
Finanças em casa

Maioria dos colaboradores brasileiros enfrentam dificuldades financeiras

Em pesquisa divulgada recentemente pela Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), em parceria com a Unicamp e o Instituto Axxus, revelou-se que apenas 16% dos colaboradores brasileiros são capacitados financeiramente. Já 84% dos entrevistados enfrentam dificuldades para lidar com o dinheiro, sofrem prejuízos ou não entendem de finanças.
Finanças em casa

Não deixe os juros dominarem a sua vida financeira

Nesta semana, uma pesquisa divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio), constatou que no ano passado as famílias brasileiras gastaram R$ 354,6 bilhões apenas com o pagamento de juros. Esse número corresponde a 10% da renda anual, superando os gastos com energia elétrica, planos de saúde e educação, por exemplo.