Fechar Ads

Mas afinal, o que é análise técnica ou gráfica?

A análise técnica ou gráfica é cada vez mais aceita pelos investidores, não só profissionais, mas também amadores, que buscam a bolsa de valores como um mecanismo para formação de patrimônio no curto, médio ou longo prazo. Confira:
Por  Raphael Figueredo -
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

A análise técnica ou gráfica é cada vez mais aceita pelos investidores, não só profissionais, mas também amadores, que buscam a bolsa de valores como um mecanismo para formação de patrimônio no curto, médio ou longo prazo.

Essa preferência é devida à simplicidade no uso da técnica: com apenas um gráfico, é possível identificar tendências de oferta e demanda, com base em padrões já estudados, para tomar decisões independentes sobre a compra, venda ou manutenção de um ativo.

Em síntese, a análise gráfica se baseia no comportamento dos investidores sobre um ativo em um período histórico e não no ativo em si; ela liberta o investidor, em especial o pequeno e o médio, da necessidade de anos de acúmulo de conhecimentos sofisticados sobre finanças e estruturas corporativas para operar no mercado financeiro. Esta característica torna a análise gráfica apreciada por pessoas com trajetórias profissionais distintas à financeira, como médicos, psicólogos, advogados, etc.

Nos cursos que promovo, observei que as duas maiores dificuldades de um iniciante são: o desenvolvimento da sua capacidade de analisar, interpretar os gráficos e registrá-los em suas operações; e a determinação e manutenção de metodologias operacionais ante a grande variedade de técnicas disponíveis para análise.

Estas distintas técnicas terminam por confundir o analista novato – a variedade e a complexidade dos indicadores e padrões gráficos levam o iniciante a más interpretações e a perda do foco da própria análise, ou seja, da identificação da tendência e da tomada de decisão mais apropriada sobre o investimento.

Como exemplo, temos as médias móveis, um dos indicadores técnicos mais populares. Elas são utilizadas majoritariamente em análises de mercados com tendências declaradas; porém, freqüentemente investidores inexperientes as usam na interpretação de mercados lateralizados (sem tendências).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ibovespa Semanal

Nestas situações, costumo comparar o uso de técnicas de análise gráfica ao uso de um martelo: uma pessoa pode usá-lo para pregar pregos em uma parede ou para abrir uma lata de sardinhas. O martelo vai fazer os dois, mas o resultado dos pregos na parede será bem melhor que um monte de sardinhas esmagadas… Saber escolher a melhor técnica, aquela adequada ao perfil e aos objetivos de cada investidor, é fundamental.

Para facilitar o aprendizado das técnicas, recomendo o estudo das origens desta análise: a Teoria de Dow, da qual todas as técnicas derivam. Pela Teoria de Dow, os preços dos ativos refletem a reação do mercado em relação a todas as informações relevantes. Ou seja, o preço de um ativo, no fim das contas, desconta tudo; por consequencia, o comportamento dos investidores será refletido em padrões.

Seu maior legado é nos auxiliar a rastrear estes padrões e tendências apresentadas nos gráficos, utilizando os preços de fechamento para confirmações, e a nos posicionar em cada momento do fluxo de oferta e demanda do mercado. É a real simplicidade, que capacita o investidor a galgar técnicas de análise mais avançadas e melhores negócios.

abs

Raphael Figueredo

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhe

Mais de Analise Gráfica do RAFI

Analise Gráfica do RAFI

Dólar está “estranho” e R$ 3,95 passa a ser o divisor de águas da sua tendência

Tenho percebido um comportamento diferente do dólar (spot) e resolvi aprofundar a avaliação. Meu objetivo é mostrar que a) 3.95 um importante divisor de águas e definição de fluxo. b) Mercado de juros e dólar voltaram a ter boa simetria (mais pelo juros). c) Real vem ganhando força ante o dólar, quiçá entre pares emergentes. d) Dólar abaixo dos 4,00 por um período suficiente - Será?
Analise Gráfica do RAFI

Repique do pique é poker

Há um bom tempo já queria escrever a respeito, porém faltava oportunidade e, claro, mercado para isso. Com todos esses anos de experiência e aprendizado posso dizer que existem algumas coisas que eu só aprendi tomando pancada na cabeça. Uma delas são esses mercados de "repiques". Confira:
Analise Gráfica do RAFI

O que fazer com as ações da Petrobras?

Certamente o investidor que está fora deve continuar fora do papel. Entretanto, a grande questão é sobre quem tem as ações, o que fazer? Este vídeo alerta sobre a possibilidade de mais queda no curto prazo e os mecanismos de defesa para os que estão investindo para o longo prazo. Bons negócios.