Publicidade
Chegou o fim do mês, as vendas foram boas, mas o dinheiro ainda não é suficiente para pagar todas as despesas. Quando isso acontece, a antecipação de recebíveis pode ser uma solução para manter as contas em dia e dar fôlego ao caixa.
A maioria das empresas que vendem a prazo não têm um ciclo financeiro favorável. Isso significa que a maior parte das obrigações do dia a dia vencem antes do recebimento total das vendas.
Imagine a seguinte situação: você têm uma empresa que vende parcelado no cartão de crédito em até 180 dias. No entanto, precisa pagar fornecedores, salários, impostos, aluguel, energia, internet e outras despesas todos os meses – ou seja, antes de receber o valor total de seus clientes.
É justamente em momentos como esses que antecipar os valores das vendas pode garantir um fluxo de caixa saudável para o negócio. E, mesmo para quem tem um ciclo financeiro favorável, um limite para antecipação de recebíveis pode ser interessante quando surgem gastos imprevistos que comprometem a reserva de emergência da empresa.
A XP Empresas oferece a modalidade aos seus clientes. Para entender como funciona a operação, como obtê-la, quando utilizá-la e demais informações importantes sobre o tema, continue a leitura a seguir.
O que é a antecipação de recebíveis?
A antecipação de recebíveis é um tipo de operação de crédito que visa dar suporte ao capital de giro das empresas.
Continua depois da publicidade
Quando falamos em capital de giro, estamos nos referindo aos recursos dos quais a empresa precisa para pagar seus compromissos de curto prazo, como fornecedores, salários, tributos e demais gastos relacionados à operação. Dependendo do contexto, essas fontes podem ser próprias ou de terceiros.
O capital de giro próprio é aquele que a empresa obtém a partir de seu lucro e dos recursos dos sócios. Caso essas fontes não sejam suficientes para cobrir todos os gastos da operação, ela precisa recorrer a fontes de terceiros para manter as obrigações em dia.
E aí, entram as linhas de crédito, como a antecipação de recebíveis. Em vez de esperar que as vendas parceladas entrem na conta mês a mês, a empresa pode negociar com uma instituição financeira o recebimento imediato desses créditos, mediante determinadas condições.
Continua depois da publicidade
Como funciona a antecipação de recebíveis?
O primeiro passo é procurar uma instituição financeira que ofereça a modalidade, para verificar os requisitos necessários para o crédito.
Embora cada instituição tenha suas próprias normas, o primeiro passo costuma ser a abertura de um cadastro da empresa, mediante documentação da própria e dos sócios.
Na XP Empresas, é possível antecipar recebíveis de cartões de crédito das credenciadoras Rede, Cielo, Getnet, SafraPay, Vero (Banrisul), Stone e Pagar.me. Uma vez aprovada, a antecipação desses recebíveis pode se tornar automática na XP, ou seja, sem que a empresa tenha que solicitar toda vez que precisar de recursos.
Continua depois da publicidade
Como obter a antecipação de recebíveis na XP Empresas?
O primeiro passo é abrir uma conta PJ na instituição. Lembrando que, para escolher a melhor conta PJ, é preciso entender qual instituição financeira pode oferecer as melhores soluções para o negócio.
Leia também:
- Como escolher a melhor conta PJ? 4 pontos para avaliar na sua decisão
- Cartão CNPJ: conheça a importância e saiba consultar e emitir
- Pronampe: como funciona e como pedir o crédito para empresas
Com a conta aberta, a próxima etapa é a análise de crédito, feita com base no contrato social e nas demonstrações contábeis mais recentes – como balanço patrimonial e demonstração do resultado do exercício (DRE).
Após finalizada a análise e aprovado o crédito, o cliente recebe o contrato de convênio para a antecipação de recebíveis. Depois de assinar o documento, recebe um e-mail para acessar a plataforma de negociação da XP Empresas.
Continua depois da publicidade
Demais informações sobre a modalidade
Independentemente do tipo empresarial – Sociedade Limitada (LTDA), Sociedade Unipessoal (SLU – antiga EIRELI), Empresa Individual (EI) ou qualquer outro – qualquer empresa que faça venda recorrente via cartão de crédito, de forma física ou online pode aderir à antecipação de recebíveis na XP Empresas. Para isso, basta ser aprovada na análise de crédito.
Ao ter acesso à plataforma de negociação, o cliente tem autonomia para dispor da linha quando precisar. A solicitação deve ser feita até às 17h, e o valor das vendas antecipadas costuma ficar disponível na conta poucos minutos após a aprovação.
Vantagens da antecipação de recebíveis
Normalmente, as taxas desse tipo de operação costumam ser mais baixas se comparadas a outras modalidades de capital de giro. Isso porque o risco da instituição financeira também é mais baixo, pois ela já está de posse dos recebíveis dos cartões de crédito.
Outro ponto positivo é a previsibilidade financeira que a empresa adquire ao antecipar seus recebíveis. Isso traz segurança em períodos de sazonalidade da operação (épocas de vendas mais baixas) e também permite formar uma reserva de caixa para aproveitar eventuais oportunidades – como uma compra maior com desconto ou alguma benfeitoria na operação, por exemplo.