Blog InfoMoney

Finanças em casa

Em blogs / financas-pessoais / financas-em-casa

Educação financeira na periferia – parceria DSOP e Instituto Neymar

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores.

bandeira do Brasil com crianças - Dia do Soldado
(Antonio Cruz/ABr)

Uma das missões que norteiam a minha vida é a de disseminar a educação financeira. Já era assim mesmo antes de eu ter a ideia de criar a DSOP Educação Financeira, empresa pioneira nesse ramo. Essa “vocação”, digamos assim, foi crescendo e, hoje, a metodologia que desenvolvi já está presente em materiais didáticos e paradidáticos em mais de 1500 escolas em todo o país.

Mas não há maneira mais eficiente de semear um conhecimento do que por meio de ações sociais, alcançando um enorme público, de diferentes faixas etárias, classes sociais, profissões, perfis. Por esse motivo, surgiu um projeto muito bacana, viabilizado pelo Instituto Neymar em parceria com a DSOP, para levar educação financeira a 2.400 famílias pertencentes às comunidades carentes da periferia da cidade de Praia Grande.

O objetivo é melhorar a qualidade de vida dessas famílias, que encontram grandes dificuldades em relação ao dinheiro, estando boa parte endividada. A mudança na forma com que essas famílias lidam com o dinheiro é essencial, especialmente em tempos de crise, como o que estamos atravessando.

Hoje, as dificuldades em lidar com o dinheiro geram muitos problemas, refletindo até mesmo em conflitos familiares. Uma vez que a Metodologia DSOP é didática e acessível, fácil de ser compreendida tanto por adultos quanto por crianças, ela será aplicada para que os favorecidos com as diversas ações do Instituto Neymar Jr. possam também conquistar sua autonomia financeira e, consequentemente, realizar seus sonhos.

A DSOP doou o Programa DSOP de Educação Financeira nas Escolas ao Instituto Neymar Jr., oferecendo gratuitamente a formação de professores, todos os livros didáticos, livros para a biblioteca, palestras para pais e/ou responsáveis, além do já ministrado Curso DSOP de Educação Financeira para os próprios colaboradores do Instituto.

O Programa DSOP de Educação Financeira nas Escolas foi concebido para que os alunos sejam capazes de relacionar a educação financeira com outras áreas do conhecimento, abrangendo os cinco temas transversais Ética, Saúde, Meio Ambiente, Pluralidade Cultural e Orientação Sexual – seguindo os princípios estabelecidos pelos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais). O programa também dialoga com as linhas orientadoras da educação mundial no século XXI, que são Aprender a Ser, Aprender a Conviver, Aprender a Fazer e Aprender a Aprender.

Nos dias 12 e 13 de março serão ministrados cursos de formação para 40 professores do Instituto Neymar Jr., que serão capacitados enquanto educadores financeiros para darem aulas às crianças, disseminando adequadamente os pilares da Metodologia DSOP: Diagnosticar, Sonhar, Orçar e Poupar.

Colaborar com o desenvolvimento socioeducativo de famílias da comunidade de Praia Grande é uma das formas de o Instituto Neymar Jr. e a DSOP Educação Financeira exercerem, em parceria, sua responsabilidade social e é exatamente isso que me torna cada dia mais feliz, pleno e realizado. 

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores.

 

perfil do autor

Reinaldo Domingos

Reinaldo Domingos é presidente da Abefin (Associação Brasileira de Educadores Financeiros), autor de vários livros e criador da Metodologia DSOP de Educação Financeira.

Quer dicas exclusivas?

Preencha os campos abaixo e receba dicas e conteúdos exclusivos do blog Finanças em casa

Contato