Você merece ter dinheiro?

Toda mulher merece ter dinheiro. Partindo desse princípio, escrevi um livro em homenagem a elas.
Por  Reinaldo Domingos
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Poucas datas comemorativas são tão importantes quanto o Dia da Mulher. Digo isso porque o 8 de março não foi instituído como uma mera desculpa para aquecer o mercado; o dia vem carregado de lutas por igualdade social, por melhores condições de vida e de trabalho, enfim, por respeito. 

Então, juntei a minha imensa vontade de escrever um livro voltado ao público feminino com o desejo de homenageá-las e lancei a obra Eu mereço ter dinheiro! (Editora DSOP), na qual abordo o tema finanças em dez passos, trazendo dez personagens femininas dos contos de fadas infantis para mostrar o caminho para ter dinheiro de verdade e não cair na ilusão do “eu mereço” sem se esforçar – e se programar – para isso.
 
O assunto se faz extremamente necessário, uma vez que a mulher, hoje, representa a figura central de uma família e, muitas vezes, é a maior responsável pela vida financeira, seja administrando, seja contribuindo. Mas o que eu realmente procuro alertar é sobre os sonhos. A maioria das mulheres, depois que casaram e tiveram filhos, deixaram seus sonhos para segundo plano – ou até desistiram deles.
 
Como o mês da mulher está chegando, convido todas a pensarem nisso. Será que não estão vendo os dias passarem e esquecendo de viver? Se você sempre dá a desculpa de que não tem dinheiro ou que não sobra e não consegue poupar, é melhor refletir. Claro que, quando se tem família, quase sempre se pensa no coletivo, mas não se pode sucumbir todos os seus desejos individuais.
 
Sobre as finanças, comparo algumas mulheres com personagens de contos infantis. Será que você anda dormindo em vida como a inerte da Bela Adormecida? Ou deixando que outras pessoas lhe digam para onde ir como a influenciável Chapeuzinho Vermelho? Está esperando a chegada de um príncipe encantado para resolver a sua vida financeira como a Cinderela ou já se conformou em passar parte dos seus dias como a Branca de Neve, morando de favor na casa de sete anõezinhos mal-humorados que faziam com que ela lavasse, passasse, cozinhasse e costurasse em troca de um teto?
 
É um jeito bem-humorado que encontrei de falar dessa situação, mas a minha intenção é alertar. Já sonhou hoje? Se não, tente relacionar, no mínimo, três desejos: um de curto (até um ano), um de médio (de um a dez anos) e outro de longo prazo (acima de dez anos). Não importa o que seja – um par de sapatos novos, uma viagem, um carro –, o que você deve saber, antes de qualquer coisa, é o valor do sonho e quanto você poderá guardar por mês para realizá-lo. Para isso, é preciso estar no controle das finanças, ou seja, ter ciência de todos os ganhos e gastos. 
 
Sonhar é preciso e realizar é possível – com planejamento, é claro.  Não viva mais em um conto de fadas, esperando que as coisas aconteçam e se frustrando cada vez que não acontecem. Resgate a força e determinação que há em você!

Reinaldo Domingos Reinaldo Domingos é presidente da Abefin (Associação Brasileira de Educadores Financeiros), autor de vários livros e criador da Metodologia DSOP de Educação Financeira.

Compartilhe

Mais de Finanças em casa

Finanças em casa

Apenas 9% dos brasileiros conseguem pagar as despesas de início de ano

O ano já começou e para não comprometer as finanças logo em janeiro é preciso se planejar, mas diante da situação financeira atual do brasileiro, sabemos que não é simples. Prova disso é uma recente pesquisa divulgada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), apenas 9% dos brasileiros conseguem pagar as despesas de início de ano com o que recebem.
Finanças em casa

Mega-Sena da Virada ou investimento: o que é melhor?

Todo fim de ano a cena se repete: filas enormes para fazer aquela "fezinha" na Mega-Sena da Virada em todas as lotéricas do país. Neste ano, o prêmio é o maior da história, sendo R$ 280 milhões, e por isso muitos apostam também a esperança de resolver, de uma vez por todas, a vida financeira.
Finanças em casa

Saúde Física x Saúde Jurídica: a importância do equilíbrio

Sempre gosto de ponderar que é preciso haver um equilíbrio em tudo o que fazemos e com a nossa saúde não poderia ser diferente. Aprofundo mais essa questão em meu livro Empreender Vitorioso com Sonhos e Lucro em Primeiro Lugar, lançado no fim de Novembro. É imprescindível dar a mesma atenção à saúde física e jurídica. 
Finanças em casa

Planejamento é a chave para as contas de início de ano

Mesmo que a taxa de desemprego tenha diminuído para 11,9% no mês de setembro, ainda são 12,5 milhões de brasileiros sem trabalho de acordo com os últimos números divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A falta de renda também se reflete no grande número de inadimplentes – cerca de 63 milhões, segundo dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), divulgados neste mês de novembro. Diante deste cenário preocupante, as contas típicas de início de ano das famílias, se não forem analisadas com cautela, podem causar um grande desequilíbrio no orçamento.
Finanças em casa

Conheça os caminhos para empreender de forma vitoriosa

Sabemos que a palavra “empreendedorismo“ sempre esteve muito ligada ao campo empresarial, mas ao longo do tempo percebi que o ato de empreender não se restringe apenas a isso, mas permeia todo o nosso cotidiano. É partindo deste entendimento que o meu novo livro Empreender Vitorioso com Sonhos e Lucro em Primeiro Lugar se desenvolve.
Finanças em casa

Pesquisa comprova: brasileiros ainda dependem do INSS

Quase metade dos brasileiros esperam depender apenas com os recursos da Previdência Social (INSS) para se manter na aposentadoria. É o que atesta uma pesquisa recente do Datafolha, encomendada pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima)
Finanças em casa

13º dos aposentados: caminhos para a melhor utilização

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a receber a partir do dia 27 deste mês a primeira parcela do 13º salário, que corresponde a 50% do valor. Com esse dinheiro extra em mãos, muitos beneficiários podem se perguntar qual o melhor destino: quitar dívidas, consumir ou investir?
Finanças em casa

Maioria dos colaboradores brasileiros enfrentam dificuldades financeiras

Em pesquisa divulgada recentemente pela Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), em parceria com a Unicamp e o Instituto Axxus, revelou-se que apenas 16% dos colaboradores brasileiros são capacitados financeiramente. Já 84% dos entrevistados enfrentam dificuldades para lidar com o dinheiro, sofrem prejuízos ou não entendem de finanças.
Finanças em casa

Não deixe os juros dominarem a sua vida financeira

Nesta semana, uma pesquisa divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio), constatou que no ano passado as famílias brasileiras gastaram R$ 354,6 bilhões apenas com o pagamento de juros. Esse número corresponde a 10% da renda anual, superando os gastos com energia elétrica, planos de saúde e educação, por exemplo.