Fechar Ads

Como ganhei 160% ao ano com renda fixa durante as eleições presidenciais

Em 47 dias tive um retorno de 13% sobre meus investimento, ou seja, uma taxa anual de 160%! Esse retorno de um mês é o equivalente a quase dois anos de poupança! Já está na hora de aprender as maravilhas da renda fixa.
Por  Matheus Tavares dos Santos
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Investimento em renda fixa é meu favorito. Caso não saiba o que estiver fazendo e erre, ainda garantirá o retorno pelo contrato no dia do vencimento; caso saiba, ele se torna uma poderosa ferramenta de especulação, sem muito risco.

O último foi o caso do meu investimento mais recente em tesouro direto, quando comprei, em 03/09/2018, títulos de IPCA com vencimento em 2045 e com premium de 5,85%.

Em qualquer título de dívida, o retorno do investidor não se limita aos juros pagos. Com 22 anos, eu, obviamente, não comprei esse título com o objetivo de o segurar até meus 55. Além dos juros, investidores também podem lucrar nas variações do preço de compra e venda do próprio título no mercado, cujo preço é baseado nas expectativas de quais serão as taxas de juros do mesmo contrato no futuro.

De maneira simplificada, ao comprar um título rendendo 5,85% de premium, se as taxas do mercado caíssem para 5%, eu teria uma vantagem sobre os novos investidores, os que teriam comprado o título menos rentável hoje. Isto é, o meu contrato passaria a ser mais valioso que um contrato emitido agora, uma vez que esse pagaria menos.

No período antes do primeiro turno, o ritmo conturbado dos acontecimentos políticos gerou uma instabilidade muito grande no mercado: Lula, a hospitalização de Bolsonaro, eventos e debates, entre outros. As expectativas do mercado poderiam mudar da noite para o dia.

A única maneira de compensar tanta incerteza foi com altas taxas de juros, essas que, no período, pagavam IPCA + 6% – vale ressaltar que a última vez em que as taxas de juros no IPCA alcançaram patamares similares foi em 2016.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Contudo, após estudos, pude concluir que tal seria uma taxa insustentável, dado o cenário atual, e, no médio-prazo, voltaria para o patamar de 5.25%. Logo, efetuei a compra.

Vencimento em 2045, um título tão longo, por quê?

A variação de 0,6% dos juros é, no papel, baixa. Por isso, precisava de uma forma de alavancar meus resultados. Em um título de dívida, quanto maior a sua longevidade, maior seria a variação de seu valor dado mudanças nas taxas de juros.

Em outras palavras, uma diferença de 5,25% para ,85% é muito mais significativa ao longo de 30 anos, que uma em contrato de vencimento em 2 anos. Por esse motivo, usar títulos com datas longas, apenas alavancam seu retorno – ou prejuízo.

Resultado: 159,93% ao ano

Passaram-se 47 dias desde o investimento, e os resultados vieram mais rápido que o estimado: 13,03% de retorno em pouco mais de um mês. Esse retorno, em juros composto, traduziria em 159% a.a.. Um brasileiro precisaria de quase 2 anos de poupança para ter o mesmo lucro que tive em um mês – em um ativo mais seguro que a própria poupança.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Este é um resultado incrível: fazer um título tão seguro quanto o Tesouro Nacional render tanto quanto um juros de cheque especial. Um cenário que proporciona condições para tal oportunidade não é tida sempre no mercado, portanto, quando essa aparece, deve-se estar preparado para tirar proveito. Agora, você sabe como.

Invista nos títulos do Tesouro Direto e ganhe até 3,2 vezes mais que a poupança: abra uma conta gratuita na Rico!

Matheus Tavares dos Santos Matheus é analista de investimentos em fundos de hedge na maior asset management do mundo. Em cargos anteriores, ele foi trabalhou em um fundo de Venture Capital com foco na América Latina e teve experiencias em bancos brasileiros e norte-americanos assim como na bolsa de valores brasileira.

Compartilhe

Mais de Matheus Tavares dos Santos

Matheus Tavares dos Santos

A discrepância entre a economia real e o mercado

Crises sempre foram acompanhadas por uma desvalorização no preço de ativos. Mas, após 2008, os bancos centrais criaram uma receita para manter o preço dos ativos (mercado acionário e de títulos) estáveis de maneira artificial, mesmo durante uma crise. Eventualmente, com a retomada da economia, os preços mantidos artificialmente voltariam a fazer sentido.A crise gerada […]