“Essa pode ser excelente oportunidade de aproveitar ‘pechinchas’ do mercado imobiliário”

Para especialista, o investidor brasileiro deve ter uma visão mais de longo prazo para aplicar

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – Que o Brasil enfrenta uma grave crise econômica não é segredo para ninguém. Praticamente qualquer pessoa consegue notar os aumentos nos preços, ou ainda a maior dificuldade em encontrar bons empregos. No entanto, para quem tem dinheiro sobrando nessa época, como investir?

Você investe bem seu dinheiro? Faça o teste agora

O coach financeiro, especialista em Finanças Comportamentais, Ricardo Melo afirma que tudo depende do perfil de cada investidor. “Para o investidor mais arrojado, vale lembrar a célebre frase de Warren Buffett, mítico investidor americano, que costuma dizer: ‘Compre ao som dos canhões e invista ao som dos violinos’”. Já para os investidores conservadores, a melhor estratégia proteger a maior parte do patrimônio investindo em Renda Fixa, em especial por conta da alta rentabilidade atual dos produtos dessa categoria e seu baixo risco de investimento.

“Quem tem dinheiro guardado essa pode ser uma excelente oportunidade de aproveitar as ‘pechinchas’ do mercado imobiliário tendo em vista os grandes descontos que é possível conseguir junto a construtoras e incorporadoras, com aperto de caixa, e mesmo junto a proprietários dispostos a vender seus imóveis por até 40% de desconto”, aponta Ricardo.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O mercado de ações é outra possibilidade de investimento, na visão do coach financeiro, especialmente por conta da tendência de valorização dele com uma eventual reação da economia brasileira. “Como há iminência de juros menores em 2017 é bem provável que tenhamos recuperação de muitas ações ligadas ao aquecimento da economia”, atesta.

O coach também comenta que, para se preparar para crises no futuro, o investidor deve diversificar seu patrimônio. Na visão do especialista, quem sabe diversificar corretamente seu patrimônio nas diversas classes de ativo com balanceamento adequado consegue realizar o sonho de todo investidor: comprar na baixa e vender na alta.

“Acredito que o investidor precisa desenvolver uma visão de longo prazo. No Brasil, somos muito imediatistas. Investir é exercício contínuo que envolve estratégia e disciplina e não adivinhação do futuro, como creem muitos investidores iniciantes. Embora tentemos com certa razoabilidade de certeza prever o futuro, apenas saberemos o que acontecerá quando ele chegar”, completa.

Continua depois da publicidade

Leia também:

Baixe um pacote de planilhas financeiras gratuitas

Quer saber se você está investindo bem? Faça uma simulação

Continua depois da publicidade

Descubra qual é a aplicação financeira de risco baixo mais rentável

Milhões de brasileiros investem errado em previdência; é o seu caso?

Imóvel é sempre bom negócio? Teste mostra que alugar é melhor

Publicidade

Seu carro facilmente lhe custa R$ 2.500 por mês. Duvida?

Qual é o melhor CDB: pré, pós ou indexado à inflação? Planilha mostra

Planeja investir no Tesouro Direto? Ebook gratuito mostra o caminho

Continua depois da publicidade

Quanto custa realizar cada um de seus sonhos? Descubra