Blog InfoMoney

Finanças em casa

Em blogs / financas-pessoais / financas-em-casa

Bolsa de valores em alta – é hora de investir?

 

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) atingiu seu maior patamar histórico após bater recordes em dois dias seguidos, nesta segunda (11) e terça (12). O Ibovespa – indicador das ações negociadas na Bolsa – atingiu 74.538 pontos, gerando aumento equivalente a 0,3%.

Seria este motivo suficiente para começar ou intensificar o investimento em ações? Essa não é uma pergunta simples de ser respondida. Em primeiro lugar, é importante ter conhecimentos aprofundados.

Nos últimos anos, o investimento em ações foi desmistificado em diversos sentidos, o que é ótimo para quem deseja obter informações com facilidade.

Sua principal característica é seu alto risco, já que investir em ações é o mesmo que comprar parte de uma empresa e o retorno financeiro depende diretamente do desempenho dela frente ao mercado. Por isso, minha principal orientação é que destine até 20% do patrimônio investido nesta modalidade, mantendo a maior parte assegurada em fundos mais conservadores.

Para quem já tem valores investidos em ações, este é um bom momento para analisar a rentabilidade, já que com a valorização da economia, as empresas e seus capitais tendem a crescer.

Se for começar, é importante se aprofundar no assunto e/ou contar com o suporte de especialistas e acionistas experientes. Além disso, evite colocar todas as suas fichas nas ações “da moda”, procure diversificar, pulverizando as possibilidades e minimizando os riscos. O retorno positivo depende de inteligência e sorte.

 

Pense no longo prazo

Procure atrelar o investimento em ações aos seus sonhos de longo prazo, assim pode obter um retorno sólido e não depende deste valor caso passe por alguma emergência, evitando ter que vender as ações em baixa.

Já que no mercado de ações predomina a instabilidade, possibilidade de mudança a qualquer momento, no caso dos objetivos a serem conquistados após 10 anos são indicados também o tesouro direto e previdência privada.

Importante: As opiniões contidas neste texto são do autor do blog e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney.

Trader Bolsa surpreso feliz
(Shutterstock)

perfil do autor

Reinaldo Domingos

Reinaldo Domingos é presidente da Abefin (Associação Brasileira de Educadores Financeiros), autor de vários livros e criador da Metodologia DSOP de Educação Financeira.

Quer dicas exclusivas?

Preencha os campos abaixo e receba dicas e conteúdos exclusivos do blog Finanças em casa

Contato