Votos de Doria vão se pulverizar entre candidaturas rivais, mas Ciro ganha mais, diz XP Política

Cruzando dados das últimas 3 pesquisas Ipespe, quando Doria não está na disputa, a maior fatia dos votos (38%) migra para brancos, nulos e indecisos

Anderson Figo

Publicidade

A saída de João Doria da disputa pela Presidência da República alimenta expectativas sobre o que acontece agora.

Enquanto o PSDB sinaliza que apoiará Simone Tebet, pré-candidata ao Planalto pelo MDB, cientistas políticos estudam o que acontecerá com os votos de quem declarava apoio ao ex-governador de São Paulo.

Para a XP Política, não há um único candidato que será beneficiado pela desistência do tucano —  o mais provável é que os votos em Doria se pulverizem entre candidaturas rivais.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Cruzando os dados das últimas três pesquisas Ipespe, quando o nome de Doria não está na disputa, a maior fatia dos votos (38%) migra para brancos, nulos e indecisos.

O restante se redistribui de maneira pulverizada entre os adversários, com vantagem a Ciro Gomes, que herda a maior fatia dos eleitores de Doria (17%).

Em seguida, empatados, o ex-presidente Lula e o atual presidente Jair Bolsonaro ficam com 11% cada um, o que equivale a um ganho de 0,3 ponto percentual nas pesquisas, segundo a XP. Simone Tebet vem em seguida, com 9%.

Continua depois da publicidade

A candidata Vera, do PSTU, levaria 5% dos eleitores de Doria, enquanto Felipe d’Ávila (Novo), 3%, e Eymael, do Democracia Cristã, levaria 2%. André Janones (Avante) e Luciano Bivar (União Brasil) herdariam 1% cada um.

As três últimas pesquisas Ipespe ouviram 1.000 eleitores cada uma, em todo o território nacional. Elas estão registradas no TSE sob os números BR-08011/2022, BR-020603/2022 e BR-03473/2022.

A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos. O índice de confiança é de 95,5% (o que significa que se a pesquisa fosse realizada 100 vezes, em 95 delas o resultado ficaria dentro da margem de erro).

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Anderson Figo

Editor de Minhas Finanças do InfoMoney, cobre temas como consumo, tecnologia, negócios e investimentos.