Telegram e TSE assinam acordo para combater desinformação nas eleições

Plataforma se comprometeu a investigar violações dos seus termos de uso e adotar ferramenta para marcar conteúdos considerados desinformativos

Agência Brasil

(Chesnot/Getty Images)

Publicidade

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a rede social Telegram assinaram na terça-feira (17) um acordo para combater a propagação de notícias falsas na plataforma de troca de mensagens instantâneas. O acordo vale até 31 de dezembro, e será aberto um canal para o recebimento de denúncias e para a divulgação de informações oficiais sobre o pleito.

Também estão previstos a adoção de uma ferramenta para marcar conteúdos considerados desinformativos e que o Telegram faça uma investigação interna para apurar a violação das políticas da plataforma.

Leia também:

Continua depois da publicidade

Segundo o TSE, o tribunal é o primeiro órgão eleitoral do mundo a assinar um acordo com a empresa e estabelecer medidas concretas para o combate às noticias falsas. Em março, o Telegram já havia aderido ao programa permanente de enfrentamento à desinformação da justiça eleitoral brasileira.

Os acordos ocorrem após Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), ter bloqueado o funcionamento do aplicativo em todo o país devido ao descumprimento de diversas ordens judiciais. A decisão foi revogada após a plataforma ter nomeado advogado Alan Campos Elias Thomaz como seu representante no Brasil.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.