“O texto está pronto”, diz Haddad sobre regulamentação da reforma tributária

A ideia inicial de Fernando Haddad era entregar os projetos de lei complementar ao Congresso até esta segunda-feira (15), mas sua viagem aos Estados Unidos deve adiar o cronograma

Fábio Matos

Fernando Haddad, ministro da Fazenda (Foto: Diogo Zacarias/MF)

Publicidade

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), disse, nesta segunda-feira (15), que espera encaminhar ao Congresso Nacional, nas próximas horas ou ainda nesta semana, os projetos de lei complementares que vão regulamentar a reforma tributária, aprovada no fim do ano passado.

Até então, Haddad vinha prometendo o envio dos projetos para o Legislativo até o dia 15 de abril (esta segunda-feira). Mas dois compromissos internacionais podem prejudicar o cronograma inicial: as viagens do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a Colômbia (na terça-feira) e do próprio Haddad, para os Estados Unidos.

O ministro embarca, nesta segunda, para Washington (EUA), onde participará do Encontro de Primavera dos Ministros das Finanças e Presidentes de Bancos Centrais e da segunda reunião da Trilha Financeira do G20. Ele retorna ao Brasil na sexta-feira (19).

Continua depois da publicidade

“Eu acredito que nesta semana vai. Queríamos que fosse hoje”, disse Haddad, em entrevista ao Estúdio i, da GloboNews, ao ser questionado sobre a data do envio dos projetos de lei ao Congresso.

“A Casa Civil está com esse texto na mão nas próximas horas, e aí o presidente decide como fazer a cerimônia de entrega. O texto está pronto. O trabalho agora é braçal”, explicou o ministro.

“Eu quero que esteja no Congresso o quanto antes. Isso vai ser um momento histórico da vida nacional. Não é pouca coisa que vai acontecer com o Brasil a partir da reforma tributária”, prosseguiu Haddad.

Continua depois da publicidade

Leia também:

Afago a Lira e Pacheco

O ministro da Fazenda reconheceu, no entanto, que a sua viagem aos EUA pode adiar em alguns dias o envio das propostas aos parlamentares. Haddad aproveitou para elogiar o compromisso da Câmara dos Deputados e do Senado com a tramitação da reforma tributária.

“O Congresso não tem faltado à discussão, tanto a Câmara quanto o Senado. O presidente [Arthur] Lira [da Câmara] e o presidente [Rodrigo] Pacheco [do Senado] têm seus constrangimentos internos lá. Você não pode botar na conta de um ou outro o resultado final. Há muitos interesses internos para conciliar, mas os dois têm pautado os temas da Fazenda com muita ênfase”, defendeu Haddad.

Publicidade

“O presidente Lira falou comigo na sexta-feira: ‘Haddad, tudo bem com o cronograma?’ Eu falei que o pessoal estava fechando. Nós só conseguimos despachar com o presidente, para ele dar a palavra final, na quinta-feira passada. Os meninos ficaram o fim de semana trabalhando na redação, depois de fechar com o presidente, para entregar nesta semana”, finalizou o ministro.

Fábio Matos

Jornalista formado pela Cásper Líbero, é pós-graduado em marketing político e propaganda eleitoral pela USP. Trabalhou no site da ESPN, pelo qual foi à China para cobrir a Olimpíada de Pequim, em 2008. Além do InfoMoney, teve passagens por Metrópoles, O Antagonista, iG e Terra, cobrindo política e economia. Como assessor de imprensa, atuou na Câmara dos Deputados e no Ministério da Cultura. É autor dos livros “Dias: a Vida do Maior Jogador do São Paulo nos Anos 1960” e “20 Jogos Eternos do São Paulo”.