Ipespe: Lula cresce três pontos e vai a 46%; Bolsonaro mantém 35%

Ciro Gomes (PDT) aparece com 7%, ante 9% nos três últimos levantamentos, e Simone Tebet (MDB) tem 4%, ante 5% na pesquisa anterior

Anderson Figo

A 9 dias do primeiro turno, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém a liderança na disputa pelo Palácio do Planalto, e ampliou a vantagem para o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) para 11 pontos percentuais. É o que mostra a pesquisa Ipespe, divulgada nesta sexta-feira (23). O levantamento foi encomendado pela XP Inc.

Segundo a pesquisa, realizada entre os dias 19 e 21 de setembro, Lula tem 46% das intenções de voto – oscilação positiva de três pontos percentuais em relação ao último levantamento, feito em agosto. Já Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, tem os mesmos 35% das duas pesquisas anteriores.

Leia também: Ipespe: entenda como são feitas as pesquisas eleitorais do instituto pioneiro em levantamentos telefônicos

Na sequência, Ciro Gomes (PDT) aparece com 7%, ante 9% nos três últimos levantamentos, e Simone Tebet (MDB) tem 4%, ante 5% na pesquisa anterior. Soraya Thronicke (União Brasil), que não tinha pontuado em agosto, agora aparece com 1% das intenções de voto.

Vera Lúcia (PSTU), Felipe d’Ávila (Novo), Sofia Manzano (PCB), Eymael (DC) e Padre Kelmon (PTB) não chegaram a 1% das intenções de voto. Leonardo Péricles (UP) estava na lista da pesquisa estimulada, mas não foi citado por nenhum respondente. Brancos, nulos, nenhum ou não vão votar somam 5%. Não sabem ou não responderam são 2%.

O Ipespe ouviu 2.000 pessoas, por telefone, em todas as regiões do país. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código BR-08425/2022. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

O intervalo de confiança é de 95,45%, o que significa que se a pesquisa fosse realizada 100 vezes, em cerca de 95 delas o resultado ficaria dentro da margem de erro.

Na pesquisa espontânea, quando o entrevistador não oferece opções de nomes aos entrevistados, Lula tem 41% e Bolsonaro, 34%. Em agosto, o ex-presidente tinha 40% e o atual chefe do Executivo tinha os mesmos 34%. Na sequência, Ciro vem com 5% e Tebet, com 3%.

Segundo turno

No cenário de segundo turno, Lula aparece com 54% contra 37% de Bolsonaro. Num eventual embate com Ciro Gomes, o petista venceria por 51% a 30%. Contra Simone Tebet, Lula teria 53% a 25% da senadora.

O Ipespe também simulou um cenário de segundo turno entre Bolsonaro e Ciro Gomes. O presidente perderia a disputa por 47% a 43%. Contra Simone Tebet, Bolsonaro teria 43% e a senadora, 42%.

Anderson Figo

Editor de Minhas Finanças do InfoMoney, cobre temas como consumo, tecnologia, negócios e investimentos.