Datafolha: apoio de Bolsonaro afasta 63% dos eleitores em São Paulo; o de Lula, 42%

Pesquisa também mediu o grau de influência do governador, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e do ex-governador Geraldo Alckmin (PSB) na sucessão municipal

Fábio Matos

Publicidade

O apoio das duas principais lideranças políticas do Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), afugenta grande parte dos eleitores da cidade de São Paulo, de acordo com dados divulgados na terça-feira (12) pela pesquisa do Datafolha.

Segundo o levantamento, um eventual apoio de Bolsonaro levaria 63% dos eleitores paulistanos a não votar, em hipótese alguma, no candidato indicado por ele. Já a parcela dos que rejeitariam um nome apoiado por Lula é de 42%.

Por outro lado, o apoio de Bolsonaro faria com que 17% dos eleitores votassem com certeza em seu indicado, enquanto 19% talvez escolhessem esse nome.

Continua depois da publicidade

No caso do apoio de Lula, são 24% os que votariam com certeza no candidato apoiado pelo presidente da República e 31% os que talvez o fizessem.

A disputa pela prefeitura de São Paulo, em outubro deste ano, promete ser uma das eleições mais polarizadas do país. Lula já declarou apoio ao pré-candidato do PSOL, o deputado federal Guilherme Boulos. Bolsonaro, embora ainda não tenha batido o martelo oficialmente, deve apoiar o atual prefeito e pré-candidato à reeleição, Ricardo Nunes (MDB).

De acordo com a pesquisa de intenção de votos do Datafolha, Boulos e Nunes aparecem tecnicamente empatados na liderança da corrida municipal, com 30% e 29% da preferência dos eleitores, respectivamente. A margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Continua depois da publicidade

Tarcísio e Alckmin

O Datafolha também mediu o tamanho a influência exercida pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e pelo vice-presidente da República e ex-governador Geraldo Alckmin (PSB), na sucessão municipal.

Um eventual apoio de Tarcísio, segundo o Datafolha, afastaria 44% dos eleitores e atrairia 17%. Outros 35% dizem que talvez votassem em um candidato apoiado pelo governador paulista.

No caso de um apoio de Alckmin, também seriam 44% os que não votariam em um nome chancelado pelo ex-governador. Votariam com certeza 14% e talvez, outros 39%.

Publicidade

Tarcísio já declarou apoio à reeleição de Nunes em São Paulo. Alckmin, por sua vez, apoiará a pré-candidata de seu partido, o PSB, a deputada federal Tabata Amaral, que aparece em terceiro lugar nas pesquisas.

Leia também:
Tabata critica Boulos após ser “apagada” em pesquisa: “Erro ou safadeza?”

Fábio Matos

Jornalista formado pela Cásper Líbero, é pós-graduado em marketing político e propaganda eleitoral pela USP. Trabalhou no site da ESPN, pelo qual foi à China para cobrir a Olimpíada de Pequim, em 2008. Além do InfoMoney, teve passagens por Metrópoles, O Antagonista, iG e Terra, cobrindo política e economia. Como assessor de imprensa, atuou na Câmara dos Deputados e no Ministério da Cultura. É autor dos livros “Dias: a Vida do Maior Jogador do São Paulo nos Anos 1960” e “20 Jogos Eternos do São Paulo”.