Boulos e Nunes estão tecnicamente empatados em São Paulo, diz Datafolha

Segundo levantamento do Datafolha, Guilherme Boulos (PSOL) tem 30% das intenções de voto, ante 29% de Ricardo Nunes (MDB). Avaliação positiva do prefeito vai a 29%

Fábio Matos

O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) e o prefeito de São Paulo Ricardo Nunes (MDB) - ambos pré-candidatos nas eleições municipais de 2024.

Publicidade

A sete meses do pleito, a corrida eleitoral pela prefeitura de São Paulo registra um empate técnico entre dois pré-candidatos. É o que aponta a pesquisa do Datafolha divulgada nesta segunda-feira (11). 

Confirmando o cenário nacional de forte polarização política no país, o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) aparece com 30% das intenções de voto, tecnicamente empatado com o atual prefeito e pré-candidato à reeleição, Ricardo Nunes (MDB), que tem 29%. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Boulos conta com o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e terá a ex-prefeita Marta Suplicy, que recentemente retornou às fileiras do PT, como candidata a vice em sua chapa. Nunes, por sua vez, deve ter o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) – o prefeito compareceu à manifestação em apoio a Bolsonaro no dia 25 de fevereiro, que reuniu centenas de milhares de pessoas na Avenida Paulista

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Distante do pelotão principal, aparece Tabata Amaral (PSB), com 8% das intenções de voto. A pré-candidata do PSB rachou a base do governo Lula em São Paulo e conta com o apoio do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e do ministro do Empreendedorismo, Microempresa e Empresa de Pequeno Porto, Márcio França (PSB), ambos ex-governadores do estado. 

Na sequência, segundo o levantamento do Datafolha, são mencionados Maria Helena (Novo), com 7%; Kim Kataguiri (União Brasil), com 4%; e Altino (PSTU), com 2%. 

De acordo com a pesquisa, 14% dos entrevistados votariam em branco ou nulo se a eleição fosse hoje, enquanto 6% não souberam responder. 

Continua depois da publicidade

1º cenário com todos os pré-candidatos (resposta estimulada e única)

Aprovação de Nunes 

O levantamento do Datafolha também mostrou que a aprovação ao governo de Ricardo Nunes em São Paulo chegou a 29% dos eleitores paulistanos. São 24% os que reprovam a atual gestão, enquanto 43% a avaliam como regular. Outros 4% não souberam opinar. 

Em relação a pesquisas anteriores, a avaliação positiva do governo Nunes vem registrando melhora. Hoje, um em cada três moradores da cidade consideram o trabalho do prefeito bom ou ótimo. 

Continua depois da publicidade

Na rodada anterior da pesquisa, em agosto do ano passado, 23% dos entrevistados classificavam a gestão como boa ou ótima, enquanto 24% a julgavam ruim ou péssima. Quase metade (49%) a consideravam regular. 

Em junho de 2022, Nunca obteve apenas 18% de avaliação boa ou ótima, ante 31% de ruim ou péssima. Em abril do mesmo ano, somente 12% dos paulistanos aprovavam seu governo, e 30% o reprovavam.

O Datafolha também comparou a avaliação da gestão Nunes com as de outros prefeitos após dois anos e dez meses no cargo. A aprovação do atual prefeito (29%) é maior do que as de Luiza Erundina (25%), Fernando Haddad (15%) e Celso Pitta (7%) após o mesmo período.

Publicidade

Por outro lado, Nunes é superado por Bruno Covas (35%), Paulo Maluf (47%), Gilberto Kassab (45%), Jânio Quadros (40%) e Marta Suplicy (34%).

Eleito vice-prefeito de São Paulo em 2020, na chapa de Bruno Covas, Nunes assumiu o cargo em maio de 2021, após a morte do titular. 

Rejeição

A pesquisa do Datafolha também quis saber como está a rejeição aos pré-candidatos à prefeitura de São Paulo. O mais rejeitado é Guilherme Boulos, com 34%. São 26%, por sua vez, os que afirmam que jamais votariam em Ricardo Nunes. 

Continua depois da publicidade

O segundo nome mais rejeitado é o do deputado federal Kim Kataguiri (32%), seguido por Altino, do PSTU, com 27%. 

Tabata Amaral tem 19% de rejeição. Marina Helena, 18%. 

Segundo o levantamento, 7% dos eleitores dizem rejeitar todos os pré-candidatos, enquanto 2% não rejeitam nenhum. Não sabem ou não responderam 7%. 

Publicidade

O Datafolha ouviu 1.090 eleitores na cidade de São Paulo entre os dias 7 e 8 de março de 2024. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo SP-08862/2024.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Fábio Matos

Jornalista formado pela Cásper Líbero, é pós-graduado em marketing político e propaganda eleitoral pela USP. Trabalhou no site da ESPN, pelo qual foi à China para cobrir a Olimpíada de Pequim, em 2008. Além do InfoMoney, teve passagens por Metrópoles, O Antagonista, iG e Terra, cobrindo política e economia. Como assessor de imprensa, atuou na Câmara dos Deputados e no Ministério da Cultura. É autor dos livros “Dias: a Vida do Maior Jogador do São Paulo nos Anos 1960” e “20 Jogos Eternos do São Paulo”.