Tabata critica Boulos após ser “apagada” em pesquisa: “Erro ou safadeza?”

Pré-candidato do PSOL à prefeitura de São Paulo misturou diferentes cenários em pesquisa de intenção de voto e não incluiu a adversária do PSB

Fábio Matos

Publicidade

Pré-candidata à prefeitura de São Paulo, a deputada federal Tabata Amaral (PSB) publicou um vídeo, em seu perfil no Instagram, no qual faz duras críticas ao também deputado Guilherme Boulos (PSOL-SP), possível adversário na corrida eleitoral paulistana, em outubro.

Em uma publicação nas redes sociais, Boulos, que também é pré-candidato à sucessão do prefeito Ricardo Nunes (MDB), repercutiu dados de uma pesquisa de intenção de votos divulgada pelo instituto Real Time Big Data.

O deputado, inicialmente, publicou um gráfico no Instagram com o seguinte título: “Boulos lidera com 34% contra qualquer adversário!”. No cenário veiculado pelo pré-candidato do PSOL, Tabata não aparece entre os concorrentes.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O gráfico publicado é incorreto, porque mistura diferentes cenários pesquisados pelo instituto, confundindo o público. Nele, Boulos aparece com 34% das intenções de voto, seguido por Nunes (pré-candidato à reeleição), pelo deputado federal Ricardo Salles (PL-SP) e pelo senador Marcos Pontes (PL-SP).

Salles já anunciou que não disputará a prefeitura de São Paulo. Pontes também não é, neste momento, considerado um provável candidato ao cargo. Tabata, “ignorada” no gráfico apresentado por Boulos, deve estar na disputa.

“Em nenhuma dessas leituras, não importa o quanto eu me esforce, eu consigo entender de onde o Boulos tirou esse gráfico que ele postou. Esse cenário não existe. Ele simplesmente retirou meu nome e colocou uma realidade que nem sequer faz sentido”, diz Tabata.

Continua depois da publicidade

“Agora eu pergunto para vocês: o que é isso? É estatística criativa? É erro? Alguém não tinha noção do que estava fazendo? Ou é safadeza mesmo?”, questiona.

O que diz a pesquisa

De acordo com os números divulgados pelo Real Time Big Data, Boulos teria 34% das preferências dos eleitores, seguido por Nunes (29%) e Tabata (10%). A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. Foram realizadas 2 mil entrevistas entre os dias 1º e 2 de março de 2024.

Em um eventual segundo turno em São Paulo, segundo o levantamento, Ricardo Nunes aparece com 51% das intenções de voto, contra 49% de Boulos.

Continua depois da publicidade

Leia também:

Base de Lula racha em SP

A disputa entre Boulos e Tabata “rachou” a base de sustentação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em São Paulo. Enquanto Lula já declarou apoio a Boulos – e o PT indicou a ex-prefeita Marta Suplicy para compor a chapa como candidata a vice –, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) apoia Tabata.

Nos últimos meses, Lula lançou uma ofensiva ao PSB para tentar impedir a candidatura de Tabata – ele queria que o governo tivesse um único palanque na maior cidade do Brasil –, mas não obteve sucesso. Tabata, por sua vez, vem costurando nos bastidores o possível apoio do PSDB já no primeiro turno das eleições.

Publicidade

Neste momento, os tucanos estão divididos entre apoiar a candidatura à reeleição de Ricardo Nunes (eleito em 2020 como vice do então prefeito Bruno Covas, do PSDB), lançar um candidato próprio ou se alinhar à Tabata.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Fábio Matos

Jornalista formado pela Cásper Líbero, é pós-graduado em marketing político e propaganda eleitoral pela USP. Trabalhou no site da ESPN, pelo qual foi à China para cobrir a Olimpíada de Pequim, em 2008. Além do InfoMoney, teve passagens por Metrópoles, O Antagonista, iG e Terra, cobrindo política e economia. Como assessor de imprensa, atuou na Câmara dos Deputados e no Ministério da Cultura. É autor dos livros “Dias: a Vida do Maior Jogador do São Paulo nos Anos 1960” e “20 Jogos Eternos do São Paulo”.