Datafolha: reprovação a Lula sobe 9 pontos e vai a 34% na cidade de São Paulo

Pesquisa mostra que avaliação negativa do governo Lula aumentou de 25% para 34% desde agosto do ano passado na maior cidade do país

Fábio Matos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa da 4ª Conferência Nacional de Cultura, em Brasília (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Publicidade

A avaliação negativa sobre o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aumentou 9 pontos percentuais em cerca de seis meses, de acordo com dados da pesquisa do Datafolha divulgados nesta terça-feira (12). Por outro lado, a aprovação recuou 7 pontos no mesmo período.

Segundo o levantamento, 34% dos entrevistados afirmaram julgar a gestão de Lula como ruim ou péssima. Outros 28% avaliam o atual governo como regular, enquanto 38% dizem que a administração federal é boa ou ótima. Um por cento dos entrevistados não soube responder.

Na pesquisa anterior do Datafolha, realizada em agosto do ano passado, o governo Lula era aprovado por 45% dos eleitores na maior cidade do Brasil. Outros 29% avaliavam a gestão como regular e 25%, como ruim ou péssima.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Na capital paulista, o presidente da República obtém seus melhores percentuais de aprovação entre os eleitores de 60 anos ou mais (45%) e que cursaram até o ensino fundamental (47%).

A reprovação a Lula é mais alta entre os evangélicos, segmento ideologicamente mais alinhado ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Nesse estrato de eleitores, o governo Lula é considerado ruim ou péssimo por quase metade dos entrevistados (49%), uma alta de 12 pontos percentuais em relação a agosto de 2023. A aprovação a Lula, por sua vez, despencou 16 pontos.

O Datafolha ouviu 1.090 eleitores na cidade de São Paulo entre os dias 7 e 8 de março de 2024. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Continua depois da publicidade

“Estamos muito aquém”

Na entrevista concedida por Lula ao SBT, exibida na noite de segunda-feira (11), o presidente foi questionado sobre pesquisas recentes que mostram que a aprovação do atual governo atingiu os patamares mais baixos desde que Lula tomou posse para o terceiro mandato, em janeiro do ano passado.

Lula minimizou os resultados negativos e se disse confiante de que o governo entregará resultados. “Eu tenho certeza absoluta de que não tem nenhuma razão do povo brasileiro me dar 100% de popularidade porque ainda nós estamos muito aquém daquilo que prometemos”, reconheceu Lula.

“A gente tem de entendê-la [a pesquisa] como uma fotografia em função do momento em que você está vivendo e você utiliza a pesquisa não para ser contra ou para ficar feliz ou muito triste por causa da pesquisa. Você utiliza a pesquisa como instrumento de ação e de mudança da sua estratégia de governo”, concluiu.

Continua depois da publicidade

Fábio Matos

Jornalista formado pela Cásper Líbero, é pós-graduado em marketing político e propaganda eleitoral pela USP. Trabalhou no site da ESPN, pelo qual foi à China para cobrir a Olimpíada de Pequim, em 2008. Além do InfoMoney, teve passagens por Metrópoles, O Antagonista, iG e Terra, cobrindo política e economia. Como assessor de imprensa, atuou na Câmara dos Deputados e no Ministério da Cultura. É autor dos livros “Dias: a Vida do Maior Jogador do São Paulo nos Anos 1960” e “20 Jogos Eternos do São Paulo”.