Após participar de evento com Macron, Geraldo Alckmin é diagnosticado com Covid-19

Vice-presidente "tem sintomas leves e passa bem", segundo nota de sua assessoria de imprensa

Fábio Matos

Publicidade

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), está com Covid-19. A informação foi confirmada pela assessoria do político em comunicado divulgado na noite de domingo (31).

Segundo a nota, Alckmin “não cumprirá agendas na Vice-Presidência e no Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços”, nesta segunda-feira (1º).

Ainda de acordo com o boletim, “o vice-presidente tem sintomas leves e passa bem”. “Ele permanecerá em casa, para uma pronta recuperação, de acordo com recomendação médica”, diz o comunicado.

Continua depois da publicidade

Até o momento, não há informações sobre o estado de saúde da esposa do vice-presidente, Lu Alckmin. Ambos residem no Palácio do Jaburu, em Brasília, residência oficial normalmente utilizada pelos vices.

É a segunda vez que Alckmin é diagnosticado com Covid-19. Ele já havia sido infectado pelo novo coronavírus em 2022, o que o impediu de participar, presencialmente, do lançamento oficial da chapa com Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que disputaria a Presidência da República.

Médico de formação, especializado em anestesiologia e acupuntura, Geraldo Alckmin aplicou a quinta dose da vacina contra a Covid-19 em Lula, no ano passado.

Continua depois da publicidade

Leia também:

Agenda com Macron na Fiesp

O último compromisso oficial do vice-presidente da República foi na quarta-feira da semana passada (dia 27 de março), na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na capital paulista.

Alckmin participou do Fórum Econômico Brasil-França, evento que teve como convidado de honra o presidente da França, Emmanuel Macron. O líder francês chegou ao local acompanhado por Alckmin e discursou logo após a fala do vice-presidente do Brasil.

Publicidade

Em seu discurso, Alckmin disse que a visita do presidente francês tinha “grande significado” para o Brasil. “É certeza absoluta de que essa sua vinda vai fortalecer ainda mais os laços de amizade, cooperação e parceria entre o Brasil e a França, que, no ano que vem, comemoram 200 anos de relações diplomáticas”, observou.

“A França é um dos grandes investidores no Brasil. Mas nós podemos fazer crescer ainda mais o nosso comércio, a complementariedade econômica em várias áreas”, afirmou o vice-presidente. Segundo Alckmin, o governo Lula “colocou o Brasil como grande protagonista na questão do combate às mudanças climáticas”. “O desmatamento na Amazônia caiu 50% e ocompromisso do Brasil é desmatamento zero”, garantiu.

Fábio Matos

Jornalista formado pela Cásper Líbero, é pós-graduado em marketing político e propaganda eleitoral pela USP. Trabalhou no site da ESPN, pelo qual foi à China para cobrir a Olimpíada de Pequim, em 2008. Além do InfoMoney, teve passagens por Metrópoles, O Antagonista, iG e Terra, cobrindo política e economia. Como assessor de imprensa, atuou na Câmara dos Deputados e no Ministério da Cultura. É autor dos livros “Dias: a Vida do Maior Jogador do São Paulo nos Anos 1960” e “20 Jogos Eternos do São Paulo”.