Macron joga água fria em acordo entre Mercosul e UE: “Péssimo para vocês e para nós”

Frustrando investida de empresários e ministros do governo brasileiro, o presidente da França descartou apoiar o acordo entre os dois blocos e pediu um novo entendimento, que inclua o clima e a biodiversidade

Fábio Matos

Emmanuel Macron, presidente da França, em visita a São Paulo (Foto: Ayrton Vignola/Fiesp)

Publicidade

Apesar de todos os esforços dos empresários do setor industrial e de integrantes do governo federal, o presidente da França, Emmanuel Macron, não se sensibilizou com os apelos para que passasse a defender a conclusão do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia (UE). Ao contrário: nesta quarta-feira (27), o líder francês deixou claro que não pretende dar prosseguimento às negociações envolvendo os dois blocos.

Macron foi o convidado de honra do Fórum Econômico Brasil-França, realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Também participaram do evento nomes como os presidentes da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban, e da Fiesp, Josué Gomes da Silva.

Pelo lado do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), estiveram presentes pesos pesados como o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT). Todos defenderam a aprovação do acordo, mas, aparentemente, não convenceram Macron.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“O acordo com o Mercosul, tal como está sendo negociado atualmente, é um péssimo acordo. Para vocês e para nós. Porque foi negociado há 20 anos. A vida diplomática, a vida dos negócios, mudaram muito. Quando se negocia com uma regra antiga, não é a mesma coisa. É preciso reconstruir [o acordo] pensando no mundo como ele é hoje, levando em consideração a biodiversidade e o clima”, afirmou Macron em seu pronunciamento aos industriais.

Jogando um balde água fria na investida dos empresários da indústria e dos políticos brasileiros, o presidente da França disse, ainda, que o acordo “não pode ser defendido”. “Eu não defendo, não posso defender. E digo isso em um país que produz com menos carbono. As empresas brasileiras têm essa sensibilidade, o governo está empenhado na questão da luta contra o desmatamento. Então, precisamos deixar de lado noções de algo construído 20 anos atrás e buscar um novo acordo, construído com base em novos objetivos, que tenha o a luta contra o desmatamento e as mudanças climáticas e a luta pela biodiversidade no centro das prioridades”, afirmou Macron.

“O Brasil e a França são duas potências que podem construir esses acordos, levando em conta o clima e a biodiversidade. A defesa do clima e da biodiversidade nos levará a formular estratégias muito mais ambiciosas”, arrematou o presidente francês.

Continua depois da publicidade

A expectativa dos industriais e do governo brasilsiro era a de que Macron estivesse mais aberto para avançar nas discussões sobre a conclusão do acordo comercial entre Mercosul e UE, que está emperrado. No fim de janeiro, o líder francês afirmou que as tratativas em torno do acordo estavam “encerradas” porque a proposta era “antiquada” e “mal remendada”.

Costurado desde o fim dos anos 1990, o acordo comercial entre os dois blocos teve sua primeira etapa concluída em 2019, ainda sob o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) – desafeto de Macron. Desde então, os termos passaram à fase de revisão por parte dos países envolvidos, mas pouco se avançou até aqui.

Macron se opõe ao acordo com o Mercosul, principalmente, por questões políticas domésticas. O tratado é visto com ceticismo na França, pois há preocupação com riscos de enfraquecimento do setor agrícola no país. Ainda segundo o governo francês, caso o acordo se concretize nos termos atuais, empresas francesas que seguem leis ambientais mais duras em seu país terão de competir com companhias que não estão submetidas aos mesmos padrões.

Continua depois da publicidade

Biodiversidade e clima

Segundo Emmanuel Macron, um dos problemas do acordo entre Mercosul e UE é a falta de um compromisso mais claro relacionado à questão climática e à preservação da biodiversidade. Este foi um dos pontos mais abordados pelo presidente francês em seu discurso na Fiesp.

“Juntos, podemos superar a enfrentar os problemas climáticos, para a diminuição da emissão de carbono. Criando um multilateralismo mais exigente, com regras mais claras, podemos vencer essa batalha que hoje ainda é vista com ceticismo por alguns. O combate ao aquecimento global é uma luta que ainda não foi vencida. Falta muito”, afirmou Macron.

“Não podemos ser vassalos”

Em seu pronunciamento, o presidente da França também falou sobre política. Sem citar expressamente o nome do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), seu desafeto declarado, Macron disse que o Brasil superou “períodos muito desafiadores nos últimos tempos”, como a pandemia de Covid-19 e crises políticas. “O Brasil tem crescimento sólido e soube controlar inflação e resistir às agitações que, às vezes, sofrem as democracias do mundo”, afirmou.

Publicidade

“As empresas que estão aqui querem ir mais longe e têm toda a razão. Quando vejo o Brasil e a França, acho que podemos e devemos confiar no futuro no Brasil, não apenas como economia, mas como nação”, disse o presidente francês.

“É uma ideia de mundo que temos em comum. Aqui, como na França, queremos ser potências de equilíbrio, de paz e temos fé no multilateralismo. Rejeitamos a força de uma ordem bipolar que quer ditar as regras à sua maneira. Não podemos ser vassalos, lacaios, e temos caminhos que nos permitem ser independentes”, defendeu.

“Acreditem no Brasil e acreditem na França”

Macron também aproveitou o discurso a empresários industriais de Brasil e França para fazer um pedido – para que acreditassem na força de ambos os países.

Continua depois da publicidade

“Primeiro, peço que as empresas francesas acreditem no Brasil. A segunda mensagem é que as empresas brasileiras deveriam acreditar mais na França e, através da França, acreditar na Europa”, concluiu.

Alckmin: “Visita de grande significado”

Em discurso que antecedeu ao de Macron, o vice–presidente Geraldo Alckmin disse que a visita do líder francês tinha “grande significado” para o Brasil. “É certeza absoluta de que essa sua vinda vai fortalecer ainda mais os laços de amizade, cooperação e parceria entre o Brasil e a França, que, no ano que vem, comemoram 200 anos de relações diplomáticas”, observou Alckmin.

“A França é um dos grandes investidores no Brasil. Mas nós podemos fazer crescer ainda mais o nosso comércio, a complementariedade econômica em várias áreas”, disse o vice-presidente. Segundo Alckmin, o governo Lula “colocou o Brasil como grande protagonista na questão do combate às mudanças climáticas”. “O desmatamento na Amazônia caiu 50% e ocompromisso do Brasil é desmatamento zero”, garantiu.

Publicidade

Fábio Matos

Jornalista formado pela Cásper Líbero, é pós-graduado em marketing político e propaganda eleitoral pela USP. Trabalhou no site da ESPN, pelo qual foi à China para cobrir a Olimpíada de Pequim, em 2008. Além do InfoMoney, teve passagens por Metrópoles, O Antagonista, iG e Terra, cobrindo política e economia. Como assessor de imprensa, atuou na Câmara dos Deputados e no Ministério da Cultura. É autor dos livros “Dias: a Vida do Maior Jogador do São Paulo nos Anos 1960” e “20 Jogos Eternos do São Paulo”.