Acusados de mandar matar Marielle, irmãos Brazão são transferidos de presídio

O deputado federal Chiquinho Brazão (sem partido) será levado a uma unidade penitenciária em Campo Grande (MS); Domingos Brazão vai para Porto Velho (RO)

Fábio Matos

O deputado federal Chiquinho Brazão (sem partido-RJ) se defende da cadeia (Reprodução: YouTube/Câmara dos Deputados)

Publicidade

Apontados pela Polícia Federal (PF) como supostos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ), em março de 2018, os irmãos Chiquinho e Domingos Brazão estão sendo transferidos de presídio, nesta quarta-feira (27).

Ambos estavam detidos desde domingo (24) na Penitenciária Federal de Brasília (DF). O deputado federal Chiquinho Brazão (sem partido-RJ) deve ser levado para uma unidade penitencária em Campo Grande (MS). Já o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) Domingos Brazão deve ser conduzido ao presídio de Porto Velho (RO).

Imagens veiculadas nesta manhã pela GloboNews mostraram os irmãos Brazão embarcando em uma aeronave, em Brasília, por volta das 8h40.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Também apontado como mandante da morte de Marielle, o delegado Rivaldo Barbosa, ex-chefe da Polícia Civil do Rio, preso na mesma operação da PF, permanecerá detido em Brasília.

Futuro de Chiquinho Brazão na Câmara

Na terça-feira (26), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados se reuniu para analisar o parecer do relator, deputado Darci de Matos (PSD-SC), favorável à permanência de Chiquinho Brazão na cadeia.

Para ser aprovado na CCJ, o parecer precisa contar com o apoio da maioria simples dos presentes à sessão. Na sequência, a prisão tem que ser aprovada por maioria absoluta dos deputados (ao menos 257 votos), no plenário, em votação aberta. O colegiado analisaria a recomendação do deputado, mas um pedido de vista coletivo adiou a votação.

Continua depois da publicidade

Antes de a sessão da CCJ ser suspensa, o deputado se defendeu da cadeia, por videoconferência. Brazão disse que tinha “uma relação muito boa com a vereadora”. “A gente tinha um ótimo relacionamento. Só tivemos uma vez um embate, onde ela defendia um particular interesse, que eu também defendia”, afirmou.

Agora, as duas votações devem ocorrer só depois de 8 de abril, porque a Câmara prepara um “superferiadão” de Páscoa, com 11 dias consecutivos de folga, devido a acordo do presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), com líderes partidários.

A Constituição Federal estabelece que um parlamentar só pode ser preso em flagrante delito de crime inafiançável, e a prisão precisa ser chancelada pelo Congresso Nacional.

Continua depois da publicidade

7 presos até o momento

Até o momento, sete pessoas foram presas sob a suspeita de envolvimento no assassinato de Marielle Franco:

• Ronnie Lessa, apontado como o autor dos disparos;
• Élcio de Queiroz, que confessou ter dirigido o carro usado na execução e delatou Ronnie Lessa;
• Edilson Barbosa dos Santos, o “Orelha”, apontado como o responsável por desmanchar o caso usado no dia do assassinato;
• Suel, acusado de ceder um carro para Lessa esconder as armas usadas no crime;
• Domingos Brazão, deputado federal pelo Rio de Janeiro;
• Chiquinho Brazão, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ);
• Rivaldo Barbosa, ex-chefe da Polícia Civil do Rio.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Fábio Matos

Jornalista formado pela Cásper Líbero, é pós-graduado em marketing político e propaganda eleitoral pela USP. Trabalhou no site da ESPN, pelo qual foi à China para cobrir a Olimpíada de Pequim, em 2008. Além do InfoMoney, teve passagens por Metrópoles, O Antagonista, iG e Terra, cobrindo política e economia. Como assessor de imprensa, atuou na Câmara dos Deputados e no Ministério da Cultura. É autor dos livros “Dias: a Vida do Maior Jogador do São Paulo nos Anos 1960” e “20 Jogos Eternos do São Paulo”.