Renda fixa

Tesouro Direto: taxas dos títulos públicos recuam nesta quarta-feira

Investidores ficaram atentos à contagem de votos das eleições nos EUA e a possíveis contestações do resultado

Shanghai Composite Index stocks mercado ações índices bolsa baixa queda
(Getty Images)
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – As taxas dos títulos públicos negociados pelo programa Tesouro Direto apresentavam queda na tarde desta quarta-feira (4), com a atenção dos investidores voltada para a apuração de votos das eleições nos Estados Unidos.

O título prefixado com vencimento em 2023 pagava uma taxa anual de 5,21%, ante 5,30% ao ano na tarde de ontem. O juro pago pelo mesmo papel com prazo em 2026, por sua vez, recuava de 7,51% para 7,42%.

Entre os títulos indexados à inflação, o com prazo em 2026 oferecia um prêmio anual de 2,98%, frente à taxa de 3,06% anteriormente. Já o prêmio do Tesouro IPCA+ 2035 recuava de 4,19% para 4,17% ao ano.

Aprenda a investir na bolsa

Confira os preços e as taxas dos títulos públicos nesta quarta-feira (4):

 

Fonte: Tesouro Direto

Expectativa pelo resultado final

Depois de quase um mês em andamento, o processo de votação nos Estados Unidos chegou ao fim nessa terça-feira, 3, mas ainda não é possível cravar quem será o presidente americano a partir de janeiro.

Faltando os resultados de Alasca, Carolina do Norte, Geórgia, Michigan, Nevada, Pensilvânia e Wisconsin, o democrata Joe Biden lidera com 238 delegados a 213, mas o atual presidente Donald Trump levou Flórida, Texas e Ohio, estados que costumam definir o resultado das eleições.

Candidato à reeleição, o presidente Donald Trump ignorou o fato de a apuração ainda estar em curso e, durante discurso na Casa Branca, disse ontem que “venceu” a eleição de 2020.

“Isso é uma fraude contra o público americano. Isso é um constrangimento para nosso país. Estávamos prontos para vencer essa eleição… Francamente, nós vencemos essa eleição”, declarou Trump, recebendo aplausos de seus convidados. “Isso é uma grande fraude em nossa nação”, acrescentou.

Cena local

PUBLICIDADE

Além das eleições, no âmbito doméstico os investidores também repercutiram o avanço de 2,6% da produção industrial do país em setembro contra agosto.

As altas expressivas do indicador desde maio eliminaram a perda de 27,1% acumulada entre março e abril, quando a produção industrial havia caído ao nível mais baixo da série, destacou o IBGE.

Por Dentro dos Resultados

CEOs e CFOs de empresas abertas comentam os resultados do ano. Cadastre-se gratuitamente para participar:

Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.

Com isso, em setembro de 2020, a atividade industrial no país se encontra 0,2% acima do patamar de fevereiro último, quando a pandemia do Covid-19 ainda não havia afetado a produção industrial do país.

Em relação a setembro de 2019 (série sem ajuste sazonal), a indústria cresceu 3,4%, interrompendo dez meses de resultados negativos seguidos nessa comparação. O setor acumula perda de 7,2% no ano e de 5,5% em doze meses.

A projeção era de que a produção industrial tivesse subido 2,4% em setembro na comparação mensal, segundo estimativa mediana em pesquisa Bloomberg. Na comparação anual, a expectativa era de alta de 2,6%.

Em Brasília, o Senado aprovou na noite de ontem por 56 votos a favor e 12 contra proposta que concede ao Banco Central a autonomia formal, ao mesmo tempo que adiciona uma meta de pleno emprego à sua principal meta de inflação.

A proposta segue agora para a Câmara, onde também conta com o apoio do presidente da casa, Rodrigo Maia, embora não possa ir à votação em plenário este ano. O projeto aprovado pelos senadores estabelece mandatos de quatro anos para todos os membros do conselho do BC e estabelece regras rígidas para sua destituição, além de garantir que seus mandatos não coincidam com os do presidente do país.

PUBLICIDADE

Você sabe o que é 3×1? Assista de graça a estratégia de opções que busca triplicar o capital investido em um mês