Balanço do mês

As 5 maiores altas e baixas dos fundos imobiliários em maio; CARE11 sobe mais e RBRP11 lidera quedas

Dos 106 FIIs que constam no Ifix, menos da metade terminou o mês de maio no campo positivo. Fundos de lajes corporativas ficaram na liderança

Por  Bruna Furlani -

Com um retorno de pouco mais de 22% em maio, o fundo imobiliário Brazilian Graveyard FII (CARE11) assumiu o topo dos ganhos no mês entre os produtos que compõem o Ifix – índice dos fundos imobiliários mais negociados na Bolsa, segundo dados compilados nesta terça-feira (31) pelo InfoMoney.

Chama a atenção que o avanço do fundo ficou bem acima dos 0,26% entregues pelo Ifix em maio, que registrou o terceiro mês consecutivo de alta. Os números são da plataforma TC/Economatica.

O destaque negativo no mês, por outro lado, ficou por conta do fundo de lajes corporativas Rbr Properties (RBRP11), que amargou perdas de 8,30%. Nos últimos 12 meses, a rentabilidade está negativa em quase 24%.

Dos 106 FIIs que constam no Ifix, menos da metade – um total de 51 – terminou o mês de maio no campo positivo. Fundos do tipo lajes corporativas lideraram os ganhos no mês, com uma alta média de 3,08%, contra 0,75% no mês passado.

Ao contrário do mês de abril quando os fundos híbridos – que investem tanto em imóveis físicos quanto em ativos financeiros ligados ao setor imobiliário – ficaram na liderança entre os segmentos, agora a média dos retornos terminou com uma elevação menor: 1,63%.

SegmentoVariação média dos retornos
Híbridos1,63%
Lajes Corporativas3,08%
Logística1,55%
Outros1,90%
Shopping1,03%
TVM1,84%

Fonte: InfoMoney (números até 31/05/2022)

Na sequência, ficaram os fundos do tipo Outros, com elevação média de 1,90% e em seguida, os fundos do tipo TVM, que aplicam em ativos de papel, como Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs) e Letras de Crédito Imobiliário (LCIs). Esse segmento registrou uma alta média de 1,84% em maio, percentual que ficou acima dos 0,88% vistos em abril.

Maiores altas de maio

A liderança dos ganhos foi ocupada neste mês pelo Brazilian Graveyard FII (CARE11). O fundo ficou conhecido por ser o primeiro FII com foco na consolidação do setor de cemitérios, jazigos e serviços funerários. O fundo foi incluído recentemente na primeira prévia do Ifix – que vai vigorar entre os dias 2 de maio e 2 de setembro de 2022. Mais duas prévias serão divulgadas antes da versão definitiva da carteira teórica do índice.

De acordo com documentos da gestora, o CARE11 FII detém 20,28% do Grupo Cortel, que funciona como uma holding de cemitérios e crematórios que comercializa cessões de direito de uso de jazigos temporários e perpétuas, cremações, serviços funerários, planos funerários e cremações de animais.

Além disso, o fundo possui 52,77% da VHR Empreendimentos S.A. (Empreendimento Terra Santa Cemitério Parque), que é um cemitério localizado na cidade de Sabará, região metropolitana de Belo Horizonte. Sem contar os 2.873 Jazigos no Cemitério do Morumby, em São Paulo.

De acordo com dados da plataforma TC/Economatica, o fundo apresenta patrimônio líquido de R$ 291,7 milhões. A distribuição dos dividendos, no entanto, não tem acompanhado a valorização das cotas. Nos últimos 12 meses, o retorno com dividendos (dividend yield) do fundo está em 0,85%. O último repasse ocorreu em setembro de 2021.

Confira as maiores altas dos fundos imobiliários em maio de 2022: 

CódigoNomeSegmentoRetorno
em maio (%)
CARE11Brazilian Graveyard FII-UnicaLajes Corporativas22,25
HCTR11Hectare Ce FIITVM8,36
AFHI11Af Invest Cri Fundo de Investi-UnicaTVM6,19
URPR11Urca Prime Renda FIITVM5,77
RZAK11Riza Akin Fundo de Investiment-UnicaTVM4,36

OBS.: A rentabilidade não leva em consideração o reinvestimento dos dividendos.

Fonte: Economatica (31/05/2022)

Maiores baixas de maio

Na outra ponta da lista está o Rbr Properties (RBRP11), que fechou maio com o pior desempenho entre os fundos imobiliários do Ifix. No mês, a carteira acumulou perdas de 8,30%.

CódigoNomeSegmentoRetorno em maio (%)
RBRP11FII Rbr Properties – FII-UnicaLajes Corporativas-8,30
RECT11FII FII Rec Renda Imobiliaria-UnicaHíbrido-7,77
XPPR11FII Xp PropertiesHíbrido-6,71
RBVA11FII Agencias CaixaAgências-5,60
GTWR11FII Green Towers-UnicaLajes Corporativas-4,76

OBS.: A rentabilidade não leva em consideração o reinvestimento dos dividendos. Fonte: Economatica (31/05/2022)

De acordo com o relatório gerencial de abril, a RBR Asset informou que encerrou o mês de abril, com 10 ativos imobiliários e vacância de 10% em ativos pontuais. Entre os edifícios que a casa chama a atenção está o River One, em que ela destaca que houve um incremento na procura, mas ainda não é o que a gestora espera.

Apesar de o cenário seguir difícil para as lajes corporativas, os analistas ponderaram que houve uma melhora no fluxo de pessoas nos prédios que a casa possui na carteira, com destaque para a região da Faria Lima.

“Conforme o preço de aluguel sobe e as áreas ficam escassas na Região da Faria Lima e Itaim, os inquilinos começam a buscar áreas nas regiões adjacentes. Acreditamos que esse é o início do movimento que chegará na região do Ed. River One nos próximos meses”, afirma a gestora.

A RBR Asset também observa que empresas dos setores mais tradicionais voltaram a aparecer no mercado como possíveis inquilinos, antes a predominância das buscas era dos setores de tecnologia e financeiro. “Continuamos trabalhando para reduzir a vacância do fundo, principalmente do River One, e focando na qualificação dos aluguéis vigentes, seja com renovação dos contratos com os atuais locatários ou buscando a substituição destes”, afirma.

FIIs que mais pagaram dividendos em maio

No topo da lista entre os fundos que mais pagaram dividendos em maio está o Riza Arctium Real Estate (ARCT11), com dividend yield de 1,92%. Os dados são da plataforma TC/Economatica.

O levantamento também mostrou que entre os dez maiores pagadores de dividendos no mês a maior concentração é de fundos de “papel”, com destaque para o Riza Akin Fundo de Investimento (ARCT11) e para o Urca Prime Renda (URPR11), com dividend yield de 1,88% e de 1,75%, respectivamente.

CódigoNomeFoco de
atuação
Retorno com dividendos em maio (%)
ARCT11Riza Arctium Real Estate FII-UnicaOutros1,92
RZAK11Riza Akin Fundo de Investiment-UnicaTVM1,88
URPR11Urca Prime Renda FIITVM1,75
KNIP11Kinea Indices de Precos Fundo -UnicaTVM1,69
HCTR11Hectare Ce FIITVM1,63
VCJR11Vectis Juros Real FII-SeniorTVM1,53
KNHY11Kinea High Yield Cri Fundo de -UnicaTVM1,52
VGIP11Valora Cri Indice de Preco FII-UnicaTVM1,52
PORD11Polo Cred Imob FII-UnicaTVM1,51
CVBI11FII Vbi Cri-UnicaTVM1,50

Fonte: TC/Economatica

Descubra o passo a passo para viver de renda com FIIs e receber seu primeiro aluguel na conta nas próximas semanas, sem precisar ter um imóvel, em uma aula gratuita.

Compartilhe